Notícia
Lisboa, Sintra e Loures já somam um quinto do total de casos no país
À medida que decorre o tempo desde a eclosão da pandemia em Portugal, o peso relativo da Área Metropolitana de Lisboa no total de casos confirmados de covid-19 no país tem vindo a aumentar. Os três concelhos mais afetados da AML já detêm praticamente um quinto do total de infetados em território nacional.
Os três municípios portugueses mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus já totalizam 8.104 casos confirmados de covid-19, o que representa 19% do total de 42.454 infetados contabilizados em Portugal, o que significa que Lisboa, Sintra e Loures detêm muito perto de um quinto dos casos positivos no país.
Por sua vez, estes três concelhos representam cerca de 11% da população, isto tendo por base as estimativas do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) para 2019. Ou seja, o número de infetados em Lisboa (3.544), Sintra (2.704) e Loures (1.856) vai além do peso destes três concelhos para o conjunto da população.
De acordo com os dados hoje reportados pela Direção Geral de Saúde (DGS), Amadora (1.718) e Vila Nova de Gaia (1.661) seguem respetivamente nos quarto e quinto postos dos concelhos com maior números de casos positivos de covid-19.
O boletim diário divulgado esta tarde pela DGS mostra que há mais dois concelhos a superar a marca dos três ou mais infetados. É o caso dos municípios de Vila Viçosa e de Armamar, ambos com três infetados contabilizados. Com efeito, são agora 246 os concelhos com pelo menos três casos confirmados, o equivalente a 79,9% do total de 308 municípios que compõem o território português.