Notícia
Governo levanta recomendação de teletrabalho
A partir de 1 de outubro, com a passagem do país ao estado de alerta, o teletrabalho deixa de ser recomendado, como vinha a acontecer desde 1 de agosto para as atividades que o permitissem. É também eliminada a obrigatoriedade de testagem em locais de trabalho com mais de 150 pessoas.
O Governo decidiu levantar a recomendação para que se mantenha o teletrabalho nas atividades que o permitam. A nova diretriz deverá aplicar-se a partir de 1 de outubro, com o início da última fase do desconfinamento e a passagem do país do estado de contingência para o estado de alerta.
A medida foi aprovada na reunião semanal do Conselho de Ministros desta quinta-feira onde o Executivo decidiu, igualmente, eliminar a obrigação de testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores.
Desde 1 de agosto que, depois de ter sido obrigatório durante o período do estado de emergência, o teletrabalho passou a ser apenas recomendado nas atividades que o permitam.
A partir de 1 de outubro, quando, espera o Governo, mais de 85% da população estará vacinada, "desaparece a generalidade das limitações legais e entra-se numa fase que assenta na responsabilidade individual", avisou António Costa na conferência de imprensa que seguiu à reunião do Conselho de Ministros, lembrando que a pandemia ainda não terminou.