Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Gigante australiana funde império de testagem em Portugal

A ControlVet, que instalou em Tondela a única produtora nacional de kits de deteção do coronavírus, tendo agora lançado um novo kit que deteta todas as variantes de covid-19, incorpora sete empresas e passa a designar-se como ALS Life Sciences Portugal.

A ALS Life Sciences Portugal está sediada em Tondela.
Rui Neves ruineves@negocios.pt 27 de Maio de 2021 às 15:00

O grupo australiano ALS, que se apresenta como líder mundial em serviços e soluções laboratoriais de testagem, inspeção, certificação e verificação, decidiu que é chegada a hora de a sua presença em Portugal adotar a denominação corporativa do dono.

 

Assim, meia dúzia de anos depois de ter adquirido a ControlVet, que era a maior empresa da ALS no nosso país, aquela sociedade avançou com um processo de fusão com as sete companhias detidas pelo grupo australiano - entre as quais a Aquimisa Portugal, a ALSP, a Betechin e a Serviços Mais -, passando a designar-se exclusivamente como ALS Life Sciences Portugal.

 

Este aglomerado de empresas, que detém quatro unidades laboratoriais em Portugal - em Tondela, Barcarena, Caniço e Castelo Branco -, registou uma faturação de 15 milhões de euros no ano passado, contando com cerca de 220 trabalhadores.

 

Em comunicado, João Cotta, diretor geral da ALS Life Sciences Portugal, destaca que "65% dos trabalhadores da empresa detêm formação superior" e que "as equipas de investigação e desenvolvimento são lideradas por doutorados nas respetivas áreas de especialização, refletindo a aposta que a empresa faz na captação de jovens talentos, indispensáveis para desenvolver soluções inovadoras".

 

Na sua sede, em Tondela, a empresa investiu, no ano passado, cerca de 1,1 milhões de euros na construção de um laboratório "único em Portugal" dedicado à Investigação & Desenvolvimento e produção de kits de testes PCR para a deteção do coronavírus.  

 

"Este investimento, que contou com uma comparticipação de 95% pelo Compete 2020, permite a Portugal ser um exportador de testes PCR desenvolvidos e produzidos no nosso país", realça a empresa.

 

E na passada terça-feira, a ALS Life Sciences Portugal anunciou o lançamento do novo kit de diagnóstico in-vitro para a covid-19, o ALS SARS-CoV-2 RT-PCR 4G, "desenvolvido e produzido integralmente em Portugal na ALS".

 

Este novo kit, que "permite a deteção de todas as variantes conhecidas de SARS-CoV-2, incluindo as variantes britânica, brasileira e sul-africana, sem reação cruzada com outros vírus relacionados conhecidos ou patógenos respiratórios comuns", garante a empresa, tem como destino sobretudo a exportação.

 

A multinacional ALS está presente em mais de 70 países e emprega mais de 15 mil pessoas.

 

Ver comentários
Saber mais als controlvet covid-19 kits joão cotta
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio