Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CTT vão prolongar prazo de pagamento das pensões

Os CTT vão ainda reforçar o serviço de pagamento de vales ao domicilio, permitindo que 100 mil pensionistas recebam a reforma sem sair de casa. O Governo pediu ainda às Juntas de Freguesia para abrirem os postos de correio diariamente, ainda que de forma condicionada.

31 de Março de 2020 às 13:27
  • 2
  • ...

Os CTT vão antecipar a emissão de vales de pensões e alargar o prazo de pagamento de modo a minimizar o risco de afluência às suas lojas e, por consequência, de contágio da covid-19.

Em comunicado enviado às redações, os Correios detalham que "vão antecipar a emissão e pagamento dos vales em dois dias úteis e fasear a distribuição, durante oito dias". Ou seja, os vales serão emitidos no dia 1 de abril e serão distribuídos até 9 de abril.

Durante este período os CTT garantem que "terão 34 lojas com horários alargados, a funcionar das 9h00 às 13h30 e das 14h30 às 17h30, para fazer face à afluência". Além disso, asseguram também que "existe um Ponto de Contacto (Loja ou Posto de Correio) em cada município durante o período do pagamento das pensões". A lista de lojas  pode ser consultada no site dos CTT.

A empresa vai também reforçar o serviço de pagamento de vales ao domicílio pelo carteiro, "permitindo que cerca de 100 mil dos 370 mil pensionistas que recebem mensalmente os vales não tenham de se deslocar para fazer o recebimento da sua pensão". Uma medida articulada com o Governo.

"Este reforço é uma importante medida de mitigação, evitando a saída dos pensionistas do seu domicílio, que será levada a cabo pela rede de carteiros dos CTT, que se mantêm operacionais num espírito hercúleo de proximidade e serviço às populações", sublinha a empresa liderada por João Bento.

Este serviço de pagamento de vales ao domicílio será disponibilizado gratuitamente, "assumindo os CTT integralmente este custo, nas zonas do país onde têm uma maior capacidade operacional para realizar a entrega em casa".

Entretanto, o Governo anunciou tinha enviado esta terça-feira uma carta à Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) para que as juntas de freguesia onde se encontram instalados postos dos CTT possam abrir diariamente, ainda que de forma condicionada, entre as 9h e o 12h.

"Este pedido insere-se na necessidade de continuidade dos serviços essenciais, prevista no decreto que determinou o Estado de Emergência", entre os quais os serviços postais que, nesta altura de crise," garantem a entrega ao domicílio das pensões de muitos dos nossos idosos", como  relembrou o ministério das Infraestruturas e da Habitação em comunicado.

Por sua vez, os CTT lembram que os vales têm a validade de um mês, pelo que os pensionistas que não necessitem poderão não efetuar o levantamento nos primeiros dias. Além disso, "os pensionistas em caso de necessidade, podem pedir através da linha CTT a substituição do respetivo vale, por um novo período de 30 dias, fazendo a troca do mesmo numa loja CTT", reforça a empresa.

Por fim, os Correios lembram ainda que "os vales são um meio de pagamento endossável, por isso, com a assinatura do pensionista no verso do vale e fazendo-se acompanhar do documento de identificação do pensionista e da sua própria identificação é possível que um terceiro (familiar, cuidador, amigo) possa efetuar o levantamento do vale".

No âmbito das iniciativas de mitigação de risco associadas à pandemia as lojas CTT implementaram o atendimento à porta fechada. A fila de espera é efetuada à porta, garantindo que os clientes em espera o façam num local arejado e que mantenham a distância de segurança mínima.

(Notícia atualizada às 16h15)

Ver comentários
Saber mais CTT Correios pensões covid-19
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio