Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Covid-19: Áustria recebe doentes portugueses e Alemanha envia médicos e equipamentos

Os governos da Áustria e Alemanha vão ajudar Portugal no combate à pandemia da covid-19, numa altura em que o Serviço Nacional de Saúde enfrenta grandes dificuldades para dar resposta ao aumento dos internamentos.

DR
31 de Janeiro de 2021 às 16:35
  • 21
  • ...

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz (na foto), anunciou este domingo que o seu país vai receber doentes portugueses em cuidados intensivos por covid-19, em sinal de "solidariedade europeia", refere a agência EFE.

"A pandemia da covid-19 representa enormes desafios para todos os países europeus. É uma exigência de solidariedade europeia ajudar rapidamente e sem burocracia para salvar vidas", escreveu o governante conservador na sua conta no Twitter.

Kurz não informou quantos pacientes a unidade de cuidados intensivos da Áustria vai receber e a agência de notícias Apa adianta que os dados serão divulgados pelas autoridades de saúde portuguesas.

Questionado pela agência Lusa sobre este apoio, o Ministério da Saúde não confirmou, afirmando apenas que "todas as hipóteses estão a ser consideradas no sentido de continuar a assegurar os cuidados de saúde aos portugueses".

"Num quadro de apoio externo, os mecanismos de cooperação europeia são obviamente uma possibilidade, em função da evolução que se vier a verificar", refere numa resposta escrita à Lusa.

A ministra da Saúde, Marta Temido, já havia admitido a possibilidade e transferir doentes para outros países e informado que o Governo estava a "accionar todos os mecanismos" à sua disposição a nível internacional.

Também o governo alemão vai ajudar Portugal com o envio de equipas médicas e equipamentos por parte das forças armadas, o que, segundo o Público, já foi confirmado pelo Ministério da Defesa.

A terceira vaga colocou Portugal no limite das suas capacidades hospitalares e este sábado foram registadas 293 mortes.

Desde o início da pandemia, mais de 12.000 mortes foram contabilizadas em Portugal, 5.000 delas apenas em janeiro.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.206.873 mortos resultantes de mais de 102 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 12.179 pessoas dos 711.081 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio