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Tratolixo compra 614 quilos de bacalhau da Noruega

Empresa de tratamento de resíduos sólidos da associação de municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra vai oferecer cerca de dois quilos a cada trabalhador por ocasião do seu 30º aniversário. Tem um custo de 7,4 mil euros e um prazo de sete dias.

João D'Espiney joaodespiney@negocios.pt 19 de Julho de 2019 às 16:03

A Tratolixo, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos sólidos dos municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra, comprou 614 quilos de bacalhau da Noruega por 7,4 mil euros (mais IVA).

A aquisição foi feita por ajuste direto à empresa Riberalves e tem um prazo de execução de sete dias.

A empresa publicou este contrato no portal Base, divulgando apenas a nota de encomenda, documento que não acrescenta mais informação, excetuando o preço unitário de cada quilo: 12,20 euros.

Questionada pelo Negócios, a empresa revelou que "a Tratolixo vai fazer 30 anos no dia 26, e por esse motivo" decidiu "oferecer cerca de dois quilos de bacalhau a cada trabalhador, em vez de um bem material qualquer, como um brinde".

Segundo o relatório e contas de 2018, a Tratolixo tinha 271 funcionários mas segundo a informação dada esta sexta-feira o número de trabalhadores já é de cerca de 300.

Detida a 100% pela AMTRES - Associação de Municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra, a Tratolixo é responsável pelo serviço público de tratamento de resíduos urbanos produzidos pelos cerca de 850.000 habitantes destes concelhos, abrangendo uma área geográfica de 753 km2.



Na última semana foram publicados no Portal Base 2.849 contratos de empreitadas e de aquisição de serviços no valor global de 148,2 milhões de euros. Deste total, 1.505 foram por ajuste direto (34,6 milhões) e 283 através de concurso público (51,3 milhões).


OUTROS CONTRATOS

Instituto dos Registos e Notariado gasta 191 mil euros em call center

O Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) contratou a empresa Egor - Outsourcing para serviços de operação de centro de contacto telefónico por 191 mil euros, mais IVA.

De acordo com o contrato assinado no dia 17 após concurso público, o objetivo deste call center é permitir "um efetivo recebimento, tratamento e prestação de um serviço de qualidade superior no que respeita ao atendimento e prestação de serviços relativamente ao agendamento do Cartão do Cidadão".

O documento revela ainda que "é expectável que a execução do contrato ocorra integralmente no ano de 2019, podendo porém prolongar-se para 2020".

Esta aquisição surge numa altura em que têm vindo a público várias notícias dando conta do caos que se vive em várias conservatórias.

No final de junho, o Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado (STRN) organizou uma concentração no Terreiro do Paço, no mesmo dia em que estes profissionais efetuam uma greve nacional em protesto contra a situação no setor.

Segundo o STRN, a greve pretendeu "chamar a atenção do primeiro-ministro para a necessária resolução dos diversos problemas que o setor atravessa e, em particular, para o caos que se está a instalar nos serviços, e que exige a sua intervenção".

O Correio da Manhã noticiou há uns dias que a introdução de uma nova aplicação informática provocou diversos problemas para a obtenção do Cartão de Cidadão nas conservatórias de registo civil por todo o País. Em muitos locais foi preciso esperar mais de meio dia para obter o documento.

Atualmente, existem 4.788 trabalhadores no setor, mas segundo o sindicato há um défice de cerca de 1.500 funcionários.

SEF compra 49 equipamentos de controlo por 4,2 milhões


O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) acaba de adquirir 49 equipamentos de Controlo Automático de Fronteiras por 4,2 milhões de euros, mais IVA.

O contrato foi assinado por ajuste direto com a empresa Vision Box - Soluções Visão por Computador e tem um prazo de execução de três meses. Já os serviços de assistência técnica serão efetuados durante um ano.

Estes equipamentos são também designados por gates RAPID (Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente).

De acordo com o documento, os equipamentos serão distribuídos pelos aeroportos da seguinte forma: Faro e Porto (16 cada um), Funchal (10), Lisboa terminal 1 (5) e terminal 2 (2).

Governo da Madeira paga 16 mil euros em publicidade no FT


A vice-presidência do Governo Regional da Madeira vai pagar 16 mil euros por anúncios publicitários no Grupo Financial Times por um período de 45 dias.

De acordo com o contrato, o objetivo é promover a região "numa revista de referência mundial com disseminação em vários continentes e países e que integrará a produção de uma campanha de marketing no grupo do Financial Times sobre a Região Autónoma e sua divulgação durante todo o mês de agosto".


Câmara de Odemira gasta 74,9 mil euros em pneus...

A câmara municipal de Odemira vai gastar 74,9 mil euros na aquisição de pneus para um período de um ano. O contrato foi assinado com a empresa de António Francisco após consulta prévia.

..e a de Arouca 17 mil num eletricista


A câmara municipal de Arouca contratou os serviços de um eletricista para um período de cinco meses por 17 mil euros mais IVA.

O contrato, assinado com Fernando Jorge Alves Teixeira após consulta prévia, tem um prazo de execução de 152 dias.

 




NOTA

"Contratos da semana" é uma rubrica semanal do Negócios. Todas as sextas-feiras, o leitor poderá ficar a saber os principais procedimentos de aquisição de bens e serviços e empreitadas de obras públicas dos organismos e entidades da Administração Central, Local, Regional e do Sector Empresarial do Estado que foram publicados no portal Base na última semana. Mais do que concluir se o dinheiro dos contribuintes está ou não a ser bem aplicado, o objetivo desta nova rubrica é dar uma ideia aos leitores sobre as áreas e o valor das despesas do dia-a-dia dos nossos serviços públicos, destacando sempre os 10 procedimentos contratuais mais elevados e alguns dos contratos mais curiosos.

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