Notícia
Volume de negócios nos serviços acelerou 5,6% em agosto
O índice de volume de negócios nos serviços deu um salto de mais de 5% face ao mesmo período de 2023 e, face ao mês anterior, registou um aumento de 1,8 pontos percentuais (p.p.). O setor de consultoria, científicas, técnicas foi o que mais contribuiu para o avanço.
O índice de volume de negócios nos serviços teve uma subida homóloga de 5,6% em agosto, acelerando 1,8 pontos percentuais face ao mês anterior, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O bom desempenho da secção de consultoria, científicas, técnicas e similares, com um aumento homólogo de 14,9% no mês em análise, teve um contributo de 2,2 pontos percentuais para a variação do índice total.
Já o segmento de transportes e armazenagem deram um salto na taxa de variação homóloga, passando de 1,8% em julho para 6,2% em agosto. Este setor, foi, assim, o segundo maior contributo para o agregado: 1,6 p.p.
Noutras áreas, o alojamento, restauração e similares apresentou um contributo de 0,8 p.p., originado pelo aumento
homólogo de 4%. Em detalhe, o alojamento subiu 6% e a restauração e similares passou de uma variação de 7,2% em julho para 2,7% em agosto.
Já os negócios nos serviços imobiliários aumentaram em agosto 18,2% face a 2023, enquanto os administrativos e dos serviços de apoio subiram 3,9%. Para o avanço do índice total, os dois contribuíram de forma positiva, em 0,8 p.p. e 0,7 p.p., respetivamente.
Em sentido oposto, o único setor a desacelerar foi o das atividades de informação e de comunicação, resultado de uma redução de 2,9% no agregado face a agosto do ano anterior e uma queda de 1,5 p.p. face a julho deste ano. Este índice foi o único a travar o agregado de maiores subidas, ao contribuir negativamente em 0,5 p.p.