Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Taxa de inflação da Zona Euro arrefece para 1,2% em fevereiro

A taxa de inflação da Zona Euro desacelerou em fevereiro, após três meses consecutivos de aceleração. Os preços da energia deram um contributo negativo.

Reuters
03 de Março de 2020 às 10:26
  • ...
A taxa de inflação da Zona Euro fixou-se nos 1,2% em fevereiro, em termos homólogos, de acordo com a estimativa rápida publicada pelo Eurostat esta terça-feira, 3 de março. Em janeiro, a inflação tinha acelerado para os 1,4%.

Ainda assim, há um sinal positivo e encorajador para o Banco Central Europeu (BCE) no "core" da inflação. A inflação subjacente, que exclui os itens mais voláteis como a energia e os bens alimentares, fixou-se nos 1,2% em fevereiro, acima dos 1,1% em janeiro.

O maior contributo terá sido dado pela categoria que engloba os bens alimentares, o álcool e o tabaco, cuja variação de 2,2% em fevereiro ficou acima dos 1,2% de janeiro.

Seguem-se os serviços com um crescimento de 1,6% (acima dos 1,5% de janeiro), os bens industriais não energéticos com uma subida de 0,5% (0,3% em janeiro).

A principal diferença face à evolução dos preços no consumidor no início do ano está na energia. Em janeiro, os preços na energia subiram 1,9% enquanto em fevereiro desceram 0,3%, o que teve impacto na inflação "headline". 

Quanto aos Estados-membros da Zona Euro, a taxa de inflação mais elevada em fevereiro foi registada na Eslováquia (3,1%) ao passo que a mais baixa foi a de Itália (0,3%). Ainda não há dados para a Estónia e a Áustria. 

No caso de Portugal, a taxa de inflação também interrompeu a tendência de aceleração e travou para 0,6% - o mesmo número da Grécia -, a segunda mais baixa da Zona Euro. É de notar que este valor refere-se ao IHCP, um índice harmonizado para a União Europeia, e não ao valor divulgado (0,4%) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) todos os meses.

A segunda estimativa para a taxa de inflação da Zona Euro de fevereiro será publicada a 18 de março pelo Eurostat.
Ver comentários
Saber mais inflação economia zona euro portugal preços consumidores
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio