Notícia
Programa de Revitalização não salva um terço das empresas da insolvência
Segundo escreve hoje o “Público”, das 1.874 empresas em dificuldades que aderiram ao Programa Especial de Revitalização (PER), 568 têm um processo de falência judicial nos tribunais.
O PER foi criado pelo Governo em 2012 e envolve a negociação em tribunal de empresas em dificuldades financeiras com os seus credores. Num contexto de crise, o programa tem beneficiado de uma procura muito elevada. No entanto, os dados da consultora Instituto Informador Comercial (IIC) mostram que 30,3% dos processos não impedem a insolvência da empresa.
O artigo publicado hoje pelo "Público" cruza os números do IIC com os do PER, concluindo que, apesar de poder haver situações em que a insolvência antecede o PER, esses casos são a excepção. "Assistimos a muitos casos em que, por variados motivos, as empresas se vêem obrigadas a recorrer à insolvência por fracasso do PER. O contrário acontece, mas muito raro", explica Inácio Peres, presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Judiciais.
No que diz respeito aos particulares, a percentagem é mais baixa. Até 21 de Julho havia 1.223 pedidos de revitalização por famílias, dos quais 245 resultaram em falências judiciais.