Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugueses são dos mais pessimistas em relação à economia

Portugal está entre os países mais pessimistas da Europa, só superado por Espanha. Os portugueses estão entre os que têm menor disposição para comprar e pouca fé num possível aumento dos rendimentos.

18 de Fevereiro de 2013 às 14:55
  • ...

Os portugueses são os que têm menor disposição para comprar na Europa, segundo a sondagem “Clima de Consumo na Europa e nos EUA” da GfK, empresa de estudos de mercado.

 

Na expectativa económica o país ocupa o segundo lugar, entre os mais pessimistas e está na terceira posição entre os que menos acreditam num aumento dos rendimentos.

 

Na maior parte da Europa, o último trimestre de 2012, ficou marcado por um ligeiro aumento dos rendimentos, embora permaneçam a um nível baixo e pela diminuição da disposição para comprar.

 

Os países mais optimistas na avaliação que fazem da economia são a Roménia (8,7 pontos negativos), seguida da Alemanha e da Bulgária com 17,6 pontos negativos e 20,8 pontos negativos, respectivamente. Já os espanhóis são os menos confiantes numa recuperação económica, 52,6 pontos negativos, à frente dos portugueses (50,7 pontos negativos) e dos gregos (50,0 pontos negativos).

 

Quanto a um possível aumento de rendimentos, ou estabilidade relativa dos mesmos, os alemães são os mais confiantes, ao marcarem 21,2 pontos. Do lado oposto da tabela estão os gregos com 50,1 pontos negativos. Portugal fica fora do pódio dos pessimistas, neste indicador, ainda assim regista 49,7 pontos negativos.

 

Na hora de comprar, os alemães lideram, ao registarem 20,1 pontos, seguidos dos austríacos com 16,7 pontos. Italianos e portugueses são, por outro lado os que têm menor disposição para gastar ao registarem 38 pontos negativos e 46,9 pontos negativos, respectivamente.

 

O mesmo inquérito realizado, em Janeiro, nos Estados Unidos da América (EUA) concluiu que as expectativas económicas estavam nos 4,6 pontos. O aumento ou relativa estabilidade dos rendimentos marcou 4,7 pontos e a disposição para comprar registou 6 pontos negativos.

Ver comentários
Saber mais Portugal Europa consumo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio