Notícia
Portugal entre os países com maiores aumentos dos custos do trabalho na Zona Euro
O custo laboral em Portugal foi dos que mais subiu entre 2015 e 2016, mas o valor pago por hora trabalhada continua a ser menos de metade da média da Zona Euro.
O custo do trabalho por hora aumentou em Portugal 2,5%, entre 2015 e 2016, para 13,7 euros, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira, 6 de Abril, pelo Eurostat, que excluem a agricultura e a administração pública. Este é o sexto aumento mais pronunciado entre os estados-membro da Zona Euro, ex-aequo com a Alemanha.
O aumento médio na Zona Euro foi de 1,4%. Já na União Europeia foi de 1,6%, no período em análise.
Quando analisados os valores pagos por hora, Portugal também se destaca, mas do lado oposto. O valor pago, em média, por hora trabalhada em Portugal era de 13,7 euros, o que representa o sexto valor mais baixo na Zona Euro.
O valor médio na Zona Euro cresceu, em 2016, para 29,8 euros por hora. Na União Europeia o valor encontrava-se nos 25,4 euros.
Os valores mais elevados pagos em toda a União Europeia são de 42 euros, na Dinamarca. E os mais baixos ocorrem na Bulgária.
Por sectores de actividade, é na indústria que se pagam valores por hora mais elevados na Zona Euro: 32,6 euros. Já em Portugal esse pagamento mais alto ocorre nas "outras actividades" (15,4 euros), onde se inclui a educação, saúde e actividade sociais, arte e entretenimento.