Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal é o décimo país com menor PIB per capita da UE

Em 2024, Portugal conseguiu manter o nível de PIB per capita conquistado no ano anterior, quando ultrapassou a Polónia e Estónia. Ainda assim, o PIB per capita nacional está 18% abaixo da média europeia. Luxemburgo lidera a lista. Já a Bulgária tem o PIB per capita mais baixo.

Armando Franca/AP
27 de Março de 2025 às 11:34
  • ...

Portugal manteve inalterada, em 2024, a posição no ranking europeu no que ao PIB per capita, medido em paridade de poder de compra. Depois de ter subido duas posições e ultrapassado a Polónia e Estónia em 2023, o país volta a aparecer em 18.º lugar na lista de países com maior PIB per capita. Ou, por outras palavras, Portugal continua a ter o décimo PIB per capita mais baixo da UE.

Em comparação com 2023, Portugal viu o seu PIB per capita aumentar de 81 para 82, considerando 100 o índice médio do PIB per capita na União Europeia. Mas a subida (ainda que residual) foi insuficiente para melhorar a posição do país no indicador de atividade económica de referência na UE. Assim, o PIB per capita nacional está 18% abaixo da média europeia.

Recorde-se que, em 2023, Portugal teve o maior avanço entre os 27 Estados-membros, ao concretizar uma subida de 6,5 pontos percentuais face a 2022. Nessa altura, esse aumento permitiu-lhe voltar a superar a Polónia e Estónia.

A lista de países com maior PIB per capita, em paridade de poder de compra, continua a ser liderada pelo Luxemburgo. Aí, o PIB per capita está 41% acima da média da Zona Euro. A acompanhar de perto o Luxemburgo, está a Irlanda, onde o PIB per capita está 11% acima da média. Seguem-se, a alguma distância, os Países Baixos (35% acima da média), a Dinamarca (28%) e a Bélgica (17%).

Por outro lado, a Bulgária continua a apresentar o PIB per capita mais baixo da UE. Em 2024, ficou 34% abaixo da média da UE. A Grécia (30%) e a Letónia (29%) ficaram também abaixo da média.

Ver comentários
Saber mais Portugal PIB per capita paridade de poder de compra Eurostat
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio