Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PMI: indústria transformadora britânica tem a pior prestação dos últimos sete anos

A produção na indústria transformadora do Reino Unido contraiu mais do que o esperado em dezembro e teve a pior performance desde 2012, mostrou o PMI. Na Europa, o cenário é semelhante, mas o índice geral da atividade económica estagnou.

Paulo Duarte
16 de Dezembro de 2019 às 10:38
  • ...
A produção da indústria transformadora no Reino Unido encolheu mais do que o esperado em dezembro deste ano para um mínimo desde 2012, mostraram os dados do PMI, índice que mede a pulsação à saúde da indústria e dos serviços. 

Neste mês, a produção da indústria contraiu para 45,8 pontos, caindo dos 49,1 pontos registados em dezembro. O índice da atividade industrial conheceu também uma queda e recuou para 47,4 pontos, abaixo da marca dos 50 pontos, que separa a expansão da contração.

O índice geral, que inclui todos os setores, registou a pior prestação desde o referendo do Brexit, em 2016, refletindo a pressão que a incerteza em torno da saída do Reino Unido da União Europeia tem exercido sobre a economia local. 

A má prestação do setor industrial não se verificou apenas no Reino Unido. Na Alemanha e em França caiu para mínimos de dois e três meses, respetivamente, levando o índice da atividade industrial geral na Zona Euro a escorregar para os 45,9 em dezembro, de 46,9 em novembro. 

Apesar da má prestação do setor industrial em todo o continente, o setor dos serviços conseguiu compensar e fez com que o índice PMI geral para a Zona Euro estabilizasse em dezembro (50,6 pontos), face ao mês anterior. 

"A economia da Zona Euro não conseguiu ganhar fôlego em dezembro, de acordo com o PMI, terminando o quarto trimestre em que a produção subiu ao ritmo mais lento desde o segundo semestre de 2013. No entanto, enquanto a recessão no setor da indústria aprofundou, o setor de serviços mostrou sinais de resiliência", pode ler-se no comunicado do PMI. 

Na Alemanha, a maior economia do bloco, o PMI manteve-se inalterado nos 49,4 pontos - ainda abaixo da marca dos 50 pontos. A ministra alemã com a pasta da economia e da tecnologia, Brigitte Zypries, disse que estes dados de estagnação da economia da Alemanha são um sinal de que a saúde económica poderá estar a recuperar o fôlego, apesar de existirem ainda alguns fatores de potencial perigo no horizonte.
Ver comentários
Saber mais Produção industrial Zona Euro Reino Unido
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio