Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PIB de Portugal foi o quinto que mais cresceu na Zona Euro  

O Eurostat reviu em alta o crescimento da Zona Euro no primeiro trimestre para 0,6%. Portugal cresceu acima da média, conseguindo o quinto registo mais elevado.

Miguel Baltazar/Negócios
08 de Junho de 2017 às 10:20
  • 11
  • ...

O produto interno bruto da Zona Euro cresceu 0,6% no primeiro trimestre do ano face aos três meses anteriores, indicou o Eurostat esta quinta-feira, 8 de Junho, revendo em alta a primeira estimativa que apontava para um crescimento de 0,5%.

 

A confirmar-se este crescimento de 0,6%, a economia da Zona Euro acelerou ligeiramente no arranque deste ano, já que o PIB tinha crescido 0,5% em cadeia no quarto trimestre de 2016.

 

Portugal conseguiu um desempenho superior à média da Zona Euro, com o PIB a crescer 1% em cadeia, o que representa o quinto melhor registo entre os países da região (os números da Irlanda e Luxemburgo, economias que têm apresentado um forte desempenho, ainda não são conhecidos).

 

Na comparação homóloga, o PIB da Zona Euro cresceu 1,9%, o que também representa uma aceleração, pois o crescimento no quarto trimestre tinha sido de 1,8%. Na primeira estimativa o Eurostat tinha indicado que o PIB tinha crescido apenas 1,7% em termos homólogos.

 

Nesta comparação Portugal também consegue um desempenho superior à média do euro, já que o PIB cresceu 2,8% em termos homólogos, o oitavo registo mais elevado na região.

 

Todos os países a crescer

 

A Letónia foi o país da Zona Euro com o melhor desempenho no primeiro trimestre, com o PIB a cresce 1,6% face ao trimestre anterior. Seguiu-se a Eslovénia (1,5%) e a Lituânia (1,4%), sendo que a Finlândia também conseguiu um crescimento em cadeia acima do registado em Portugal. Alargando a análise a todos os países da União Europeia, a Roménia liderou (+1,7%) e o Reino Unido obteve o pior desempenho (+0,2%).

 

Na comparação homóloga a Eslovénia liderou o crescimento (+5%), enquanto a Grécia teve o pior registo (+0,4%). De notar que entre todos os países da União Europeia com dados disponíveis, não há nenhum com taxas de crescimento negativas.

 

Investimento puxa Zona Euro para o crescimento mais forte desde 2015

 

O crescimento no primeiro trimestre deste ano na Zona Euro (na comparação em cadeia) foi o mais forte desde os primeiros três meses de 2015, período em que a economia cresceu 0,8%.

 

De acordo com o Eurostat, a aceleração do crescimento do PIB ficou a dever-se sobretudo ao comportamento positivo do investimento, já que o comércio externo pesou de forma negativa.

 

A formação bruta de capital fixo (que mede o investimento) da Zona Euro cresceu 6% em termos homólogos e 1,3% em cadeia. O consumo das famílias cresceu 1,9% em termos homólogos e 0,6% em cadeia. Já as importações (+7,1%) cresceram a um ritmo superior ao das exportações (4,6%). 

 

(Notícia actualizada às 10:40 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Eurostat Zona Euro PIB Eurostat
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio