Notícia
Importações e exportações aceleraram em outubro
INE destaca que compras e vendas ao exterior aceleraram em outubro face ao mês homólogo. Défice comercial abrandou.
As exportações e as importações de bens aceleraram em outubro, ao crescerem 17,1% e 7,5% respetivamente e em termos homólogos, divulgou nesta terça-feira, 10 de dezembro, o INE.
Segundo os dados do comércio internacional do Instituto Nacional de Estatística (INE), estes aumentos demonstram que as trocas de bens com o exterior aceleraram face a setembro, quando as exportações e importações cresceram 4,8% e 3,4%, respetivamente, e após a queda registada em agosto.
No que diz respeito às exportçaões, o INE destaca o aumento na venda ao exterior de fornecimentos industriais (que cresceram 16,8%), e de material de transporte (uma subida de 21,7%).
Nas importações,o INE salienta a subida da compra ao exterior dos bens de consumo (mais 20,5%).
Se se excluirem as trocas comerciais de combustíveis e lubrificantes, o INE calcula que a exportações aumentaram 16,5% e as importações 7% em outubro face ao mês homólogo, mantendo-se a aceleração nas exportações face a setembro (quando cresceram 4,7%). Nas importações, nota-se um abrandamento face ao mês precedente (subiram 10%).
Défice da balança comercial diminui
Já o défice da balança comercial atingiu 2.535 milhões de euros em outubro de 2024, diminuindo 390 milhões em termos homólogos.
Excluindo combustíveis e lubrificantes, o recuo homólogo é maior, de 412 milhões, com o défice comercial a situar-se nos 1.857 milhões de euros.
No trimestre terminado em outubro de 2024, as exportações e as importações aumentaram, respetivamente, 7,1% e 4,2%, em termos homólogos, abrandando face ao terceiro trimestre (que notou aumentos de 9,4% e 7,2%, na mesma ordem).
Isso resultou numa diminuição do défice comercial (trimestral) em 177 milhões de euros, destaca o INE.