Notícia
Confiança dos consumidores da Zona Euro recupera pelo sexto mês
O indicador calculado pela Comissão Europeia subiu marginalmente em Maio. Permanece em terreno negativo.
A confiança dos consumidores da Zona Euro, medida pelo indicador calculado pela Comissão Europeia, melhorou marginalmente entre Abril e Maio, de -22,3 para -21,9, segundo dados provisórios divulgados nesta quarta-feira, 23 de Maio.
Trata-se da sexta subida mensal consecutiva e, não obstante o indicador permanecer claramente em terreno negativo, soma-se a outros sinais que sugerem que a Zona Euro estará a emergir da mais longa recessão da sua história.
Os economistas regularmente consultados pela agência Bloomberg estimam que a economia da união monetária vai sair da recessão no terceiro trimestre. Os últimos dados oficiais sobre a evolução do PIB são referentes ao primeiro trimestre e reportam uma contracção de 0,2%, após -0,6% no último trimestre de 2012.
A actividade no sector dos serviços e a produção nas indústrias dos países da Zona Euro, medida pelo indicador da Markit Economics, voltou a cair em Maio, mas menos do que no mês anterior e menos do que previam os economistas. "Vemos a Zona Euro sair da recessão no terceiro trimestre", disse Christian Schulz, economista sénior do Berenberg Bank, em Londres, à Bloomberg.