Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança na economia atinge valor mais alto desde 2012

As expectativas sobre a evolução da economia portuguesa pouco subiram na recta final do ano, mas isso foi suficiente para que se atingisse o valor mais alto desde meados de 2012.

Bruno Simão/Negócios
09 de Janeiro de 2017 às 00:01
  • ...
A confiança no desempenho da economia no curto prazo manteve-se bastante baixa ao longo de todo o ano de 2016. Ainda assim, as subidas marginais registadas nos últimos meses do ano permitiram que o índice de confiança do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) atingisse aquele que é o valor mais elevado desde meados de 2012. 

Segundo os dados avançados pelo instituto ao Negócios, este índice – que mede as expectativas sobre a economia portuguesa no curto prazo – situou-se em 31,4 pontos em Dezembro, o que representa uma subida de 0,1 pontos, idêntica à verificada nos três meses anteriores.

As expectativas sobre o desempenho económico de Portugal caíram a pique desde meados de 2007. Depois de uma recuperação de pouco fôlego em 2009 e 2010, o índice voltou a entrar numa trajectória profundamente negativa, que só foi travada em 2013. A subida que se seguiu acabou, contudo, por ter pouca expressão e sobretudo foi de curta duração, ficando a confiança na economia portuguesa estagnada a partir do segundo semestre de 2015.

Este indicador é calculado a partir da avaliação efectuada por 16 economistas, "com base em informação quantitativa e qualitativa previamente recolhida e que inclui os apuramentos de um inquérito realizado mensalmente a todos os docentes do ISEG", explica esta escola.

O valor deste índice de confiança corresponde à média dos pontos atribuídos por cada membro do painel. Segundo avança o ISEG, o grau de consenso entre os 16 economistas não sofreu alterações face ao mês anterior.
Ver comentários
Saber mais ISEG índice de confiança economia 2012 Dezembro de 2016
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio