Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança das famílias renova máximos de 17 anos

O optimismo dos consumidores na economia portuguesa aumentou em Março, mês em que a confiança dos empresários recuperou.

Bloomberg
30 de Março de 2017 às 09:52
  • 3
  • ...

As famílias portuguesas estão cada vez mais confiantes na evolução da economia portuguesa, um optimismo que também foi partilhado pelos empresários no mês de Março, de acordo com os indicadores de conjuntura publicados esta quinta-feira, 30 de Março, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

 

A melhoria registada em Março foi significativa, já que o indicador situou-se em -1,5, o que compara com -4 em Fevereiro e -4,6 em Fevereiro. Em Março do ano passado situava-se em -11,7.

 

O INE salienta que a melhoria do indicador de confiança "resultou do contributo positivo e todas as componentes, mais significativo no caso das expectativas relativas à evolução do desemprego".

 

Março foi o mês em que o INE publicou dados que mostram o crescimento da economia a acelerar (cresceu 2% no quarto trimestre), o desemprego a baixar (cada vez mais perto dos 10%) e o défice orçamental a descer para o nível mais baixo em 40 anos (2,1% do PIB).

 

As expectativas das famílias portuguesas em relação à situação económica estão em máximos de Dezembro de 1999 e as perspectivas relativas à evolução da situação financeira do agregado familiar renovaram máximos de Maio de 2000. No que diz respeito às expectativas sobre desemprego, a opinião das famílias é a mais favorável desde Setembro de 1997.

 

Confiança dos empresários regressa às subidas

 

Se a melhoria da confiança das famílias já vem sendo habitual nos últimos meses, Março fica também marcado pelo regresso da melhoria da confiança dos empresários.

 

"O indicador de clima económico aumentou entre Janeiro e Março, após ter diminuído nos três meses precedentes", refere o INE, salientando que os indicadores de confiança aumentaram na Construção e Obras Públicas, no Comércio e nos Serviços, tendo estabilizado na Indústria Transformadora.




Ver comentários
Saber mais Instituto Nacional de Estatística INE Consumidores PIB famílias confiança consumo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio