Notícia
BdP: Actividade económica cai pelo terceiro mês consecutivo
O indicador de actividade económica do BdP caiu ligeiramente, em Maio, enquanto o que mede o consumo privado, voltou a aumentar.
Em Maio de 2014, "o indicador coincidente mensal para a evolução homóloga tendencial da actividade económica, calculado pelo Banco de Portugal, registou uma ligeira diminuição enquanto o indicador coincidente mensal para a evolução homóloga tendencial do consumo privado voltou a aumentar", lê-se no relatório do BdP, divulgado esta sexta-feira, 20 e Junho.
O indicador que mede a actividade económica caiu 0,4%, assim, pelo terceiro mês consecutivo enquanto o que mede o consumo subiu 1,2%, registando a segunda subida consecutiva.
Estes dados que contrariam os apresentados, esta sexta-feira, pelo INE que revelam que o indicador de actividade económica acelerou em Abril, atingindo o máximo desde finais de 2000, "na sequência da acentuada trajectória positiva iniciada em Junho de 2012".
Isto porque, perante os dados disponíveis pelo BdP, num quadro em anexo, o indicador coincidente mensal para a evolução homóloga tendencial da actividade económica em Abril também caiu face ao mês anterior.
O Banco de Portugal recorda, no relatório que as Contas Nacionais Trimestrais, divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no primeiro trimestre de 201, que revelaram que o PIB aumentou 1,3% em volume face ao período homólogo, após uma variação de 1,5% no quarto trimestre de 2013.
Em relação ao trimestre anterior, o PIB diminuiu 0,6%, após uma variação em cadeia positiva de 0,5% no quarto trimestre de 2013.
Por um lado, a procura interna contribuiu em 2,8 pontos percentuais para a variação homóloga do PIB, depois de um contributo de 0,5 pontos percentuais no quarto trimestre de 2013.
Por outro lado, a procura externa líquida contribuiu negativamente em 1,6 pontos percentuais depois de um contributo positivo de 1 ponto percentual no trimestre anterior.