Notícia
Como vai ser a cobertura das eleições autárquicas nas televisões
Os operadores de televisão apresentarão na noite das autárquicas o guião clássico para cobrir os resultados das eleições, sendo que desta feita a TVI opta por não avançar com qualquer projecção de resultados.
A noite de Domingo, 29 de Setembro, será marcada pelo comentário às projecções e aos resultados nas várias autarquias nas televisões, com a TVI a tomar a opção editorial de não encomendar qualquer sondagem. “É uma decisão tomada há muito tempo. As projecções não vêm acrescentar nada à informação”, afirmou José Alberto de Carvalho, director de informação da TVI, ao Negócios.
A SIC apresentará logo às 20h00, por Rodrigo Guedes de Carvalho, as projecções dos resultados para Lisboa e para o Porto, elaborada pela Eurosondagem, sendo os resultados comentados por Rui Oliveira e Costa.
Às 18h45, a RTP arranca a sua emissão, apresentada por José Rodrigues dos Santos, João Adelino Faria e Carlos Daniel. Para Lisboa, Porto, Sintra e Vila Nova de Gaia serão apresentadas projecções da responsabilidade da Universidade Católica.
No operador público, José Sócrates e Nuno Morais Sarmento serão os comentadores de serviço, enquanto que na SIC Clara de Sousa moderará os comentários de Marques Mendes e António Vitorino.
A TVI e a TVI 24 terão, de resto, uma emissão integrada, que terá início às 18h30 na TVI 24, prolongando-se mais tarde também no canal generalista da TVI. José Alberto de Carvalho adianta que a cobertura da TVI 24 será até à 01h00. O director de informação da TVI e Judite de Sousa conduzirão a emissão, enquanto o jornalista Pedro Pinto apresentará os resultados. Marcelo Rebelo de Sousa será um dos comentadores, a quem se juntam Constança Cunha e Sá e os politólogos André Freire e Marina Costa Lobo. Os partidos com representação parlamentar terão também um representante nos estúdios de Queluz de Baixo.