Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Automóveis mais poluentes deixam de entrar em Barcelona a partir de 2020

Com a entrada no ano novo, a área de Barcelona e outras cidades circundantes fica barrada à entrada dos veículos automóveis mais poluentes durante os dias da semana.

6.º Barcelona - Espanha
31 de Dezembro de 2019 às 17:25
  • ...

Barcelona já adotou uma importante resolução para o ano novo: a partir de 1 de janeiro de 2020 os veículos mais poluentes deixam de poder circular nas ruas da capital catalã e de outras cidades limítrofes durante os dias úteis.

Com o objetivo de melhorar a qualidade do ar e de vida dos catalães, a câmara de Barcelona e a autoridade metropolitana local decidiram restringir o trânsito aos veículos mais poluentes mediante a criação de zonas chamadas de baixas emissões.

Assim, ao longo dos dias da semana haverá uma área delimitada em que só poderão circular os veículos menos poluentes.

Segundo escreve o catalão La Vanguardia, são em torno de 115 mil os condutores afetados pela decisão que produz efeitos já a partir do segundo dia de 2020.

Os veículos a gasolina comprados antes de 2000 e os veículos a gasóleo adquiridos antes de 2006 deixarão de poder transitar na área delimitada, enfrentando coimas entre 100 e 500 euros se desrespeitarem e entrarem nas zonas de baixas emissões.

Durante os primeiros três meses em que a medida estiver em vigor, os condutores vão beneficiar de uma espécie de moratória em que, se incumprirem, serão notificados do incumprimento sem serem multados.

Ao contrário do que aconteceu em Madrid, onde a zona delimitada está sobretudo localizada no centro da capital espanhola, em Barcelona a zona onde não podem circular veículos poluentes cobre a área metropolitana.

Ver comentários
Saber mais Barcelona transportes poluição
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio