Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ministro do Ambiente trava reestruturação do sector das águas

Ministro do Ambiente pede ao regulador das águas que crie uma unidade técnica de apoio aos municípios, que deverá começar a funcionar em Fevereiro. É o primeiro passo para reverter a reestruturação levada a cabo pelo anterior Governo.

Ministro do Ambiente - João Pedro Matos Fernandes
Negócios 23 de Dezembro de 2015 às 08:34
  • ...

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, pediu ao presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), Orlando Borges, para criar uma unidade técnica de apoio aos municípios que os ajude a decidir como querem, no futuro, gerir os sistemas de água em baixa, noticia esta quarta-feira o Público.


O jornal sublinha que se trata do primeiro passo para reverter a reestruturação do sector das águas levada a cabo pelo anterior Executivo, sendo que o novo modelo para o sector deverá ser apresentado em Fevereiro.

 

No pedido de Matos Fernandes à ERSAR, de acordo com a carta citada pelo Público, o ministro considera que que as alterações ao sector aplicadas pelo Governo de Passos Coelho "erraram o alvo".


Isto porque se centraram nos sistemas em "alta" (ou seja, a captação de distribuição de água na origem), quando, para o novo ministro, "o verdadeiro problema técnico, de gestão e de justiça tarifária se situa nos sistemas municipais (ou seja, em "baixa", na distribuição aos edifícios", relata o jornal.


Como refere ainda, a unidade técnica, que será constituída no seio da entidade reguladora, deve, segundo o ministro, "no integral respeito da autonomia dos municípios", apoiá-los "nas valências técnica, económico-financeira e jurídica" em dois domínios: na renegociação dos contratos de concessão já celebrados e na análise comparativa dos modelos de gestão para os sistemas municipais de águas.


A mudança do sector da água, recorda o Público, que reduziu os anteriores 19 sistemas para cinco, foi muito contestada por vários municípios sobretudo do Litoral, incluindo as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. A reestruturação foi também alvo de vários processos interpostos pelas autarquias em tribunal.

Ver comentários
Saber mais Ambiente águas ERSAR Matos Fernandes
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio