Os programas executivos proporcionam uma oportunidade singular para os participantes desenvolverem competências estratégicas essenciais e oferecem uma visão muito abrangente dos negócios, na visão da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), uma associação empresarial privada com quase 200 anos de história.
Na opinião de Isaura Pereira, responsável pela formação na CCIP, "o impacto destas formações é extremamente positivo e valioso para a sustentabilidade financeira, organizacional e processual das empresas". Na sua experiência, "as abordagens práticas – baseadas em casos reais de empresas – permitem a aplicação dos conhecimentos adquiridos de forma imediata e relevante". E permitem que os participantes "estabeleçam contactos de networking e troquem experiências com outros profissionais e executivos, enriquecendo o seu conhecimento e perspetivas através da partilha de ideias e boas práticas."
Temas mais relevantes
Na avaliação da responsável da CCIP, a formação de executivos em Portugal enfrenta alguns desafios e deve incluir, necessariamente, uma variedade de temas relevantes como a inovação e empreendedorismo, a sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, o desenvolvimento de competências interpessoais, a governança corporativa e a ética nos negócios. Para Isaura Pereira, "um tema particularmente relevante é a Inteligência Artificial e os efeitos que terá nas nossas vidas, pessoais e profissionais". Na sua perspetiva, "são estas as grandes temáticas atuais, que acabam por refletir as exigências do mercado e que destacam a importância contínua da formação dos executivos".
Neste contexto, e segundo a Associação, nos últimos anos a procura por formação profissional ministrada na CCIP (que importa referir, é uma entidade certificada pela DGERT) tem evoluído de forma significativa. Para a responsável pela formação essa procura é "impulsionada por várias tendências e necessidades". "As empresas em Portugal enfrentam uma competitividade global cada vez mais acentuada e, num mercado globalizado, para se destacarem e prosperarem, necessitam de profissionais e executivos com competências atualizadas e alinhadas com as melhores práticas internacionais", relembra. Para Isaura Pereira, "os desafios específicos do mercado, como a necessidade de internacionalização, a importância da inovação e do empreendedorismo e a procura por soluções para a sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, fazem com que os empresários procurem, cada vez mais, soluções de âmbito formativo". "A CCIP está muito atenta a isso, e a cada ano desenvolve programas formativos de excelência, reconhecidos e de grande aplicabilidade no dia a dia das empresas", conclui.