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Skoda Fabia: Argumentos reforçados

A terceira geração do Skoda Fabia chega em Janeiro ao mercado nacional com a responsabilidade de assegurar a continuidade comercial de um modelo que é um dos pilares mais importantes da marca checa do grupo Volkswagen.

20 de Dezembro de 2014 às 10:01
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€14.000*

 

Versão de entrada de gama Skoda Fabia 1.0 MPI 60cv


Motor: dianteiro transversal, alumínio, gasolina, 3 cilindros em linha, 12 válvulas, injecção indirecta, 'start/stop'
Cilindrada: 999cc
Potência: 60cv (5.000-6.000rpm)
Binário: 95Nm (3.000-4.300rpm)
Velocidade máxima: 160km/h
Aceleração 0-100km/h: 15,7 seg.
Tracção: dianteira
Transmissão: manual 5 velocidades
Consumo urbano: 5,7l/100km
Cons. extra-urbano: 4,1l/100km
Consumo combinado: 4,7l/100km
Emissões CO2: 106g/km (Euro VI)


*Preço indicativo
Lançamento: Janeiro 2015

 


A terceira geração do Skoda Fabia chega em Janeiro ao mercado nacional com a responsabilidade de assegurar a continuidade comercial de um modelo que é um dos pilares mais importantes da marca checa do grupo Volkswagen. Lançado em 1999, o Fabia já vendeu, desde então, mais de 3,5 milhões de unidades.


Revelado há poucos meses no salão automóvel de Paris, o Skoda Fabia "desceu" depois até Lisboa e Cascais para a apresentação internacional à imprensa da especialidade e ensaios dinâmicos.


Dentro de poucas semanas, a versão Fabia de cinco portas entra em comercialização no nosso país. Os preços de toda a gama, só nessa altura serão conhecidos, mas, segundo o importador, deverão estar alinhados com os do seu antecessor, embora as motorizações e os níveis de equipamento sejam diferentes.


No lançamento, a gama será composta por dois motores a gasolina, o três cilindros 1.0 de 75cv e o 1.2 TSI de 90cv, e um Diesel, também tricilíndrico, o 1.4 TDI de 90cv. Este último pode ter acoplado caixa DSG de sete velocidades. A marca propõe ainda outras motorizações com potências entre os 60 e os 115cv, associadas a caixas manuais de cinco ou seis relações, consoante a versão.


Em finais de 2015, surgirá uma variante mais económica, a "Greenline", do 1.4 TDI com 75cv, com um consumo homologado de 3,1 litros/100km. E a variante familiar Fabia, que até agora tem dominado as vendas em Portugal, tem chegada prevista para Abril.


Bem proporcionado
À primeira vista, a nova geração Fabia é facilmente identificada. A evolução estética realizada conferiu-lhe um toque de modernidade, e cortou com o tradicional conservadorismo da marca. Com linhas mais homogéneas, limpas e intemporais e uma carroçaria mais bem proporcionada, o novo Fabia assume assim um ar mais dinâmico e equilibrado. Que é facilmente perceptível.


A versão de cinco portas é mais larga nove centímetros e mais baixa três centímetros, o que faz alguma diferença em relação ao seu antecessor. No comprimento, também é mais curto 8mm. E, por último, a distância entre eixos e a largura das vias aumentaram 8 e 30mm, respectivamente, em virtude da utilização da plataforma MQP da Volkswagen, idêntica à do Polo. Muitos dos componentes desta terceira geração Fabia são também de origem VW.


Contas feitas, o resultado é positivo. Mais leve 75kg, o Fabia ganha nos consumos, sem comprometer a habitabilidade, o que é uma surpresa. No interior, o espaço para os passageiros é mesmo ligeiramente mais longo e mais largo do que o anterior, e todos beneficiam de maior altura ao tejadilho e mais espaço ao nível dos cotovelos. Para as bagagens, a capacidade da mala sobe para os 330 litros (+15 litros), e pode crescer até aos 1.150 litros. Há ainda novos compartimentos para arrumação de garrafas e outros objectos.

 

Novas tecnologias e soluções
Em matéria de equipamento, para além da habitual panóplia de sistemas de segurança e de apoio à condução disponíveis, uns de série, outros opcionais, a grande novidade do Fabia é a tecnologia MirrorLink, que permite a conexão com telefones inteligentes (Android e iOS), e aceder às várias funções e aplicações exibidas no ecrã. É o primeiro modelo Skoda com esta tecnologia.


Como já vem sendo habitual nos modelos da marca checa, o Fabia também não passa ao lado das chamadas "soluções inteligentes" (Simply Clever). Estão lá as da anterior geração, desde o local específico para o talão de estacionamento ao raspador de gelo no bocal de abastecimento ou a função "cornering" dos faróis de nevoeiro e ainda mais algumas: sítio para colocar o telemóvel, compartimento para o colete de segurança, etc.


Na estrada, o Fabia é cómodo, com uma suspensão que filtra bem as irregularidades do asfalto. A posição de condução é boa e a resposta das versões testadas (o 1.0 de 75cv e 1.4 TDI de 105cv), é muito satisfatória.

 

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