Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Quem são os intérpretes do mundo do silêncio?

Filhos de pais surdos ou movidos pelo chamamento de um mundo de comunicação especial, os tradutores-intérpretes de língua gestual portuguesa são essenciais para a inclusão da comunidade surda. Com a generalização da sua presença na televisão, há caras que se tornaram habituais no pequeno ecrã. Mas será que os (re)conhecemos realmente?
Luís Francisco 15 de Março de 2025 às 11:00
Foto em cima: Há detalhes, truques, códigos que passam despercebidos a quem não domina a língua gestual, sublinha Alexandra Ramos, tradutora-intérprete há uma década em programas de informação e há 22 anos na área do entretenimento. 


O figurino habitual de um noticiário de televisão envolve vários níveis de comunicação em simultâneo. Estamos a ver imagens e a ouvir a voz do jornalista ou dos comentadores, acompanhamos os oráculos e, muitas vezes, podemos ainda seguir uma série de outras notícias sintetizadas no rodapé da imagem (em linguagem técnica, o "ticker"). Ou seja, os nossos sentidos têm muito para absorver. Mas, para quem não ouve, tudo isto seria insuficiente se não pudessem contar com a presença, num pequeno quadradinho, de alguém que interpreta e traduz para os milhares que vivem num mundo de silêncio. 

ASSINE 3 MESES/3€
Ver comentários
Saber mais Surdos língua gestual televisão inclusão mirandês ERC Now SIC RTP TVI Pordata Tutti-frutti’ Bruno Laje Estádio do Dragão Benfica FC Porto Mário Soares
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
ASSINE 3 MESES/3€
Publicidade
C•Studio