Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Quando os universitários saem à rua

Os protestos dos universitários contra a guerra em Gaza estão a alastrar pelos EUA e Europa. Portugal não ficou imune a este movimento. Olhando para a história, há outros momentos em que os estudantes abanaram o sistema. Os americanos protestaram contra a guerra no Vietname, os portugueses contra a guerra colonial. Os anos 1960 foram ricos em movimentos estudantis a favor da paz e da liberdade. Mas será que o idealismo da juventude tem poder para mudar o estado das coisas?
Filipa Lino 18 de Maio de 2024 às 11:00

Os protestos dos estudantes universitários contra a guerra em Gaza estão a alastrar pelos EUA e Europa. Portugal não ficou imune a este movimento. Em Lisboa e Porto estão a decorrer acampamentos, em diferentes universidades, onde se reivindica o cessar-fogo imediato e o corte de relações entre as instituições portuguesas e Israel. Olhando para a história, há outros momentos em que os estudantes abanaram o sistema. Os americanos protestaram contra a guerra no Vietname, os portugueses contra a guerra colonial. Os anos 1960 foram ricos em movimentos estudantis a favor da paz e da liberdade. Quem não se lembra do "slogan": "Make love, not war?" Mas será que o idealismo da juventude tem poder para mudar o estado das coisas? Quem participou nesses protestos acredita que sim.


Ver comentários
Saber mais protestos guerra em Gaza palestinianos Israel estudantes universidades lutas estudantis Maio de 1968 Vietname EUA crise académica de 1962 Estado Novo
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio