Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Os donos do mundo

No livro “Mais poderosos do que os Estados”, a jornalista Christine Kerdellant alerta para o facto de seis multimilionários - Elon Musk, Jeff Bezos, Mark Zuckerberg, Bill Gates, Sergey Brin e Larry Page -, cujos produtos tecnológicos são utilizados em todo o mundo, deterem um poder sistémico e, em certos domínios, estarema substituir ou a opor-se aos Estados, sem que ninguém os consiga travar. Não foram eleitos, não prestam contas a ninguém e decidem o que é bom para os cidadãos. Por isso, avisa a autora, são uma ameaça à democracia.
Filipa Lino 08 de Fevereiro de 2025 às 11:00

Os magnatas dos setores estratégicos da economia, como a alta finança ou o petróleo, sempre tiveram poder de influência sobre os governantes. Mas nunca um único setor teve tanto poder como as grandes tecnológicas têm hoje. Elon Musk, dono da Tesla e da rede social X, tem agora assento na Administração Trump, onde vai tomar decisões políticas que afetam milhões de pessoas. No livro "Mais poderosos do que os Estados", a jornalista Christine Kerdellant alerta para o facto de seis multimilionários - Elon Musk, Jeff Bezos, Mark Zuckerberg, Bill Gates, Sergey Brin e Larry Page -, cujos produtos tecnológicos são utilizados em todo o mundo, deterem um poder sistémico e, em certos domínios, estarem a substituir ou a opor-se aos Estados, sem que ninguém os consiga travar. Não foram eleitos, não prestam contas a ninguém e decidem o que é bom para os cidadãos. Por isso, avisa a autora, são uma ameaça à democracia.


Ver comentários
Saber mais tecnológicas política Casa Branca Trump Elon Musk Tesla Jeff Bezos Amazon Mark Zuckerberg Facebook Bill Gates Microsoft Sergey Brin Larry Page Google Christine Kerdellant Mais poderosos do que os Estados
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio