Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

José Eduardo Agualusa: O tempo da grande corrupção em Angola acabou

No novo livro “Mestre dos Batuques”, José Eduardo Agualusa recua ao início do século XX para contar uma história que se passa no Planalto Central de Angola. Este é um falso romance histórico, avisa. Mas estão lá dados relevantes para uma discussão sobre os vários nacionalismos no país. Agualusa olha para a Angola de hoje e acredita que o tempo em que a corrupção era “um programa de Estado” chegou ao fim. Mas o Presidente, João Lourenço, “está numa situação muito ingrata”, porque tem alguns dos “seus inimigos mais poderosos dentro do seu próprio partido”.
Filipa Lino e Miguel Baltazar - Fotografia 25 de Outubro de 2024 às 11:00

No novo livro "Mestre dos Batuques", editado pela Quetzal, José Eduardo Agualusa recua ao início do século XX para contar uma história que se passa no Planalto Central de Angola. Este é um falso romance histórico, avisa. Mas estão lá dados relevantes para uma discussão sobre os vários nacionalismos no país. Normalmente, a história de Angola só se conta a partir de Luanda. Mas há outras realidades que é preciso conhecer. Agualusa olha para a Angola de hoje e acredita que o tempo em que a corrupção era "um programa de Estado" chegou ao fim. Mas o Presidente, João Lourenço, "está numa situação muito ingrata", porque tem alguns dos "seus inimigos mais poderosos dentro do seu próprio partido".


Ver comentários
Saber mais Mestre dos Batuques José Eduardo Agualusa Angola Planalto Central Bailundo História Portugal colonialismo corrupção MPLA UNITA política religião eleições João Lourenço José Eduardo dos Santos
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio