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Ford Focus Electric: Sem barulho nem fumos!

A Ford prepara-se para entrar na era "eléctrica" e vai fazê-lo com três modelos distintos - Focus, C-MAX e Mondeo -, embora só o primeiro deles seja o único exclusivamente eléctrico

26 de Outubro de 2013 às 10:02
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€39.990


Ford Focus Electric
Carroçaria de 5 portas, equipamento nível Titanium


Motor: eléctrico, síncrono
Potência máxima: 142cv
Binário máximo: 250Nm
Velocidade máxima: 137km/h
Autonomia máxima: 162km
Transmissão: automática
Baterias: iões de lítio de 23KWh
Tempo de carregamento das baterias: carregador standard 120V de 18-20 horas; carregador de parede 230V de 6-7 horas

 


A Ford prepara-se para entrar na era "eléctrica" e vai fazê-lo com três modelos distintos - Focus, C-MAX e Mondeo -, embora só o primeiro deles seja o único exclusivamente eléctrico, sem o barulho e sem os fumos dos automóveis com motores de combustão interna. Os dois outros são modelos híbridos.


No mercado nacional, a grande vedeta desta ofensiva da marca americana é, para já, o Ford Focus Electric, dado que a sua comercialização arranca este mês, ao passo que os híbridos só chegam na segunda metade do próximo ano. E a principal nota a reter nesta nova aposta eléctrica prende-se, é claro, com o facto de estarmos perante uma forma de mobilidade mais limpa, por um lado, e igualmente por permitir à marca reduzir a média das emissões dos seus modelos.


Mas como não há bela sem senão, tal como acontece com outros modelos eléctricos, também o Ford Focus Electric tem um preço elevado, a rondar os 40 mil euros, e uma autonomia limitada. Oficialmente, a energia acumulada nas baterias de iões de lítio do Focus Electric dá para cerca de 162km. Mas pode ser menos! Tudo depende de um conjunto de factores, como a utilização ou não do ar condicionado, do número de ocupantes e do volume de bagagem transportada.


Ideal para a cidade
Seja como for, apresenta-se como uma boa alternativa para deslocações urbanas, já que a autonomia anunciada é mais do que suficiente para esse tipo de trajectos, podendo inclusive ser recarregado em qualquer posto da rede pública. O mesmo já não sucede se a viagem for mais longa, por haver necessidade de carregar as baterias a meio do percurso e essa operação levar algumas horas mesmo sem se atingir os 100% de carga.


Exteriormente, este Ford Focus Electric em nada, ou quase nada, difere das outras versões da gama. No interior sobressaem apenas alguns pormenores em resultado da sua vertente eléctrica, designadamente ao nível do painel de instrumentos, que foi adequado para uma dar uma melhor informação ao condutor do modo funcionamento do veículo.


Diferente mesmo é o espaço disponível na bagageira, muito reduzido, já que uma boa parte está ocupada com as baterias.


Ensaiámos o Focus Electric na Alemanha, num percurso próximo aeroporto de Frankfurt que incluiu um pouco de tudo, desde estrada a auto-estrada e cidade. E se na auto-estrada (sem limite de velocidade) era vê-los passar a todo o gás, porque o Ford Focus Electric não vai além dos 137 km/hora, no resto do percurso ganhámos em matéria de silêncio e de ausência de poluição.


O novo modelo está disponível na versão de cinco portas e no nível de equipamento Titanium, o mais completo da gama.


C-Max Energi Plug-in
Das outras duas propostas que testámos em Frankfurt, o destaque vai para o Ford C-MAX Energi Plug-In, por ser o primeiro híbrido da marca com baterias recarregáveis através de uma ligação à rede eléctrica.


Trata-se de um modelo que combina um motor a gasolina de 2.0 litros e outro eléctrico, a que se une uma caixa automática de variação contínua. O sistema debita 190cv e em modo híbrido os consumos são baixos e as emissões de CO2 inferiores a 50g/km.


Em modo exclusivamente eléctrico, tem uma autonomia entre 30 e 40 km e as baterias carregam em menos de três horas.


Mondeo HYbrid
O Ford Mondeo Hybrid vem equipado com a mesma mecânica do C-MAX Energi, mas as baterias são mais pequenas e auto-recarregáveis pelo sistema híbrido.


Para este modelo, o objectivo da Ford é conseguir uma economia de combustível que não supere os 4,5 litros aos 100 km e emissões de CO2 inferiores a 99g/km.

 

 

Negócios em Frankfurt, a convite da Ford Lusitana

 

 

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