Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Chegou a era dos implantes cerebrais?

No final de janeiro, Elon Musk anunciou o implante bem-sucedido de um “chip” no cérebro de um paciente humano. Pode ser um passo fundamental para ajudar pessoas com paralisias. Mas esta tecnologia também abre caminhos perigosos se o seu uso extravasar o âmbito médico. Especialistas e cientistas ajudam-nos num debate sobre os limites da ciência. “E se um ‘chip’ puder funcionar para colocar sinais no cérebro, em vez de o extrair? E se a separação entre os seres humanos e as máquinas for diluída?”. Em causa está também o respeito pela nossa Humanidade.
Luís Francisco 16 de Março de 2024 às 11:00

Foi a 29 de Janeiro. Na rede social X (antigo Twitter), da qual é dono, o multimilionário norte-americano Elon Musk deixou uma mensagem que pode ser simultaneamente gloriosa e perturbadora: "O primeiro humano recebeu ontem um implante da Neuralink e está a recuperar bem." O procedimento consistia em colocar no cérebro de um voluntário um "chip" que viria a permitir a ligação com um computador. Ou seja, transformar pensamentos em ordens que uma máquina desempenharia. Depois disso, a única revelação significativa foi o anúncio, novamente fora do circuito científico, de que o paciente estava "bem" e já conseguira operar um rato de computador sem lhe tocar. O mundo ainda não sabe bem o que pensar de tudo isto.

 

Talvez porque a informação que nos chega não é "suficiente nem fidedigna", resume Maria do Céu Patrão Neves, presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), um órgão consultivo independente, que tem por missão analisar os problemas éticos suscitados pelos progressos científicos nos domínios da biologia, da medicina ou da saúde em geral e das ciências da vida. Maria do Céu Patrão Neves fala, no entanto, a título individual: "O que temos é apenas a divulgação por parte do próprio Elon Musk, não há informação suficiente para nos podermos pronunciar do ponto de vista ético e científico", reforça.

Ver comentários
Saber mais Elon Musk chip cérebro humanidade Neuralink Maria do Céu Patrão Neves Carlos Fiolhais Tesla SpaceX Marte Stephen Hawking Rui Vaz David Marçal
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio