Notícia
Valor da dona da maior rede social da China já supera o do Facebook
A dona da rede social chinesa WeChat está a negociar em máximos históricos, atingindo um valor de mercado que já supera o do Facebook. Com a subida recente das acções, a riqueza do presidente executivo da empresa já supera a dos fundadores da Google.
As acções da Tencent, holding chinesa que detém a WeChat, uma aplicação de mensagens com grande sucesso na China, subiram esta terça-feira, 21 de Novembro, mais de 2% para 430 dólares de Hong Kong. Esta subida elevou o valor da empresa para níveis nunca antes vistos – a empresa está cotada desde 2004 – com a capitalização bolsista a superar os quatro biliões de dólares de Hong Kong (cerca de 522 mil milhões de dólares).
Estes valores fazem com que o valor da empresa chinesa tenha superado a avaliação do Facebook, cuja capitalização bolsista até ao arranque da sessão desta terça-feira nos EUA era de 521,6 mil milhões de dólares. Ainda assim, foi sol de pouca dura, já que as acções do Facebook estão a subir e a avaliação bolsista está nos 524 mil milhões de dólares.
A BBC realça que é a primeira vez que uma cotada asiática consegue um valor de mercado que supere os 500 mil milhões de dólares.
Com esta evolução recente – as acções já mais do que duplicaram o seu valor desde o início do ano – a avaliação da riqueza do presidente executivo da Tencent, Ma Huateng, está agora avaliada em 48,3 mil milhões de dólares, segundo a Forbes, citada pela BBC. Um valor que supera a riqueza dos fundadores da Google. Este valor torna mesmo Ma Huateng no nono homem mais rico do mundo.
De realçar que a Tencent é uma holding, que detém participações em várias cotadas, entre as quais a Snap e a Tesla.
As cinco maiores cotadas do mundo
Apple – 882 mil milhões de dólares
Alphabet – 718 mil milhões de dólares
Microsoft – 640 mil milhões de dólares
Amazon – 544 mil milhões de dólares
Facebook – 524 mil milhões de dólares
Tencent - 522 mil milhões de dólares