Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Investidores aproveitam saldos na bolsa grega

Bolsa grega valorizou 21% desde o início do ano, um dos melhores desempenhos do mundo. Muito superior ao das acções europeias, que foi de 8%. Os sinais também são positivos do lado da dívida pública.

Reuters
31 de Maio de 2017 às 16:03
  • ...

A Grécia começa a ver a luz ao fundo do túnel, após anos de uma profunda crise financeira, e os investidores estão a marcar terreno principal índice da bolsa grega -  o ASE Athens Stock Exchange General Index - valorizou 21% desde o início do ano, um dos melhores desempenhos do mundo. Muito superior ao das acções europeias, que foi pouco superior a 8%. Os sinais também são positivos do lado da dívida pública onde o retorno é de 14%, a mais rentável da zona euro em 2017.


Apesar de ainda não haver fumo branco nas negociações, entre o governo helénico e os credores internacionais, os investidores acreditam que a bolsa de Atenas pode ser um bom investimento. Na última década o benchmark da bolsa de Atenas afundou a pique de mais de 5.000 pontos para cerca de 780 actualmente. O que faz com que o mercado esteja a preço de saldo.


Segundo a Reuters, dois terços do dinheiro que saiu do país, aquando da fuga de capitais em plena crise, já voltaram à Grécia. Mas a bolsa permanece barata e os receios de um golpe de última hora nas negociações, entre Alex Tsipras e os credores, ainda existem. Na semana passada registou-se mais um impasse. Depois de mais de 7 horas de conversações, que se prolongaram pela noite dentro no Eurogrupo, o encontro acabou sem acordo para aliviar a dívida pública helénica e desembolsar a segunda tranche prevista no memorando de entendimento grego.

Apesar de tanto Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, como Euclid Tsakalotos, ministro grego das Finanças, se terem mostrado confiantes, em chegar a acordo na próxima cimeira dos ministros das Finanças do bloco do euro - que decorre dentro de duas semanas -, os mercados reagiram negativamente a mais um adiamento. Mas o cenário de ruptura é cada vez menos provável até porque depois do Brexit, em Bruxelas tudo se fará para não reacender a discussão do Grexit.

 

Este impasse faz com que muitos investidores prefiram continuar à margem. A Reuters conta que grandes fundos como BlackRock, Fidelity Investments e Vanguard já estabeleceram pontos de apoio em acções como o National Bank of Greece e a empresa de jogo OPAP. "Com a Grécia, aprendemos a ser pacientes ... mas a direcção da viagem é clara", defende Christopher Colunga, que gere um fundo de acções europeu emergentes para a BlackRock, que aumentou a exposição grega em mais de 7% em Abril, em declarações à Reuters.

Os corretores locais destacam que os volumes da bolsa de Atenas duplicaram em Maio, com os investidores interessados especialmente em acções da banca, do sector do jogo e outras tais como Hellenic Telecom, Motor Oil e Jumbo. "Muitas pessoas estão de olhos postos na Grécia e esperam por uma solução política. O dinheiro chegará de certeza ", disse Rudolf Bohli, chefe do hedge fund Suíço RBR Capital.

Conheça mais sobre as soluções de trading online da DeGiro.

Saber mais trading stocks grécia bolsa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio