- Partilhar artigo
- ...
O fundo que administra o património dos bilionários dinamarqueses por detrás da Lego acaba de comprar uma participação numa empresa que transforma plástico em energia.
O fundo da Lego, chamado Kirkbi, disse que o investimento "é fundamentado numa base financeira, bem lê-se no comentário enviado por e-mail.
O Kirkbi vai pagar 250 milhões de coroas norueguesas (23 milhões de euros) por uma participação de 11% na Quantafuel, da Noruega, que converte resíduos em combustíveis sintéticos. A Quantafuel, fundada em 2014, utiliza sistemas catalíticos para converter quase todos os tipos de plástico em combustíveis e produtos químicos ecológicos. A empresa tem uma parceria com a BASF e planeia instalar várias fábricas na Europa e noutras regiões.
"O desenvolvimento da tecnologia química de reciclagem de plástico provou ser um grande desafio", afirmou Thomas Lau Schleicher, diretor de investimentos do Kirkbi.
"A Quantafuel, no entanto, adotou uma abordagem inovadora e escalável para solucionar esse problema-chave, resultando num forte potencial comercial, e ao mesmo tempo garantindo alto impacto ambiental. Acreditámos que essa abordagem poderia ser um passo importante na transição para um futuro mais sustentável."
Kjeld Kirk Kristiansen, presidente do conselho do Kirkbi, é neto do fundador da Lego e um dos homens mais ricos da Dinamarca, com uma fortuna de 5,1 mil milhões de dólares, segundo o índice de Bilionários Bloomberg. Nos últimos anos, o executivo cedeu mais controle do Kirkbi aos três filhos, Agnete Kirk Thinggaard, Sofie Kirk Kristiansen e Thomas Kirk Kristiansen, que têm uma fortuna pessoal de cerca de 5 biliões de dólares cada.
No começo do ano, o fundo traçou uma nova estratégia, que inclui investir mais em energia renovável. O seu próximo investimento pode ser em novas áreas como tecnologia de bateria ou eficiência energética, disse o CEO Soren Thorup Sorensen em abril.
As ações da Quantafuel, listada em Oslo no início deste ano, subiram 2,9% na sexta-feira. O Kirkbi disse que não há planos de momento para converter tijolos de plástico antigos da Lego em energia.