- Partilhar artigo
- ...
Os consumidores do Reino Unido vão ser recompensados com 0,23€ euros por cada garrafa de leite que reciclarem, naquela que será uma iniciativa de reciclagem pioneira no mundo, segundo os intervenientes.
A Polytag, empresa de tecnologia de reciclagem sediada no Reino Unido, e a Bower, aplicação de reciclagem sediada na Suécia, juntaram-se a um dos maiores supermercados online do mundo, o Ocado Retail, para oferecer aos consumidores uma recompensa financeira pela reciclagem de garrafas de leite.
Desde 14 de julho, os clientes deste supermercado podem digitalizar um código QR existente nas garrafas de leite de plástico de dois e quatro litros da marca própria Ocado, para receberem uma recompensa por colocarem a embalagem num contentor de reciclagem.
"A nossa tecnologia de código QR, única em todos os tempos, tem o potencial de transformar a reciclagem na Europa, ao permitir que as marcas e os legisladores ofereçam recompensas financeiras apelativas, que podem ser facilmente recebidas, demonstrando a viabilidade do sistema de devolução de depósitos digitais (DDRS, sigla em inglês), para os quais existe um apoio crescente em toda a Europa", declara Alice Rackley, CEO da Polytag.
No total, mais de 8 milhões de garrafas de leite da Ocado terão nos seus rótulos os códigos QR únicos da Polytag. Os clientes receberão o valor na sua carteira digital através da aplicação Bower, que podem depois transferir para a sua conta bancária. Todos os códigos de barras lidos posteriormente receberão outros benefícios, incluindo dinheiro, cupões e donativos de caridade, através desta aplicação.
Os consumidores podem solicitar a sua recompensa descarregando a aplicação, criando a sua conta e adicionando os seus contentores de reciclagem regulares e a sua conta bancária. Depois de digitalizarem o código QR na garrafa de leite através da aplicação e depositarem a embalagem no seu contentor de reciclagem registado, podem transferir o dinheiro para a sua conta bancária.
"Pela primeira vez, temos uma solução e a possibilidade de testar um sistema digital de devolução de depósitos. A colaboração irá transformar os hábitos de reciclagem, recompensando o comportamento de reciclagem no Reino Unido, mas tem potencial para uma maior expansão internacional", refere Suwar Mert, CEO e fundador da Bower.
A iniciativa foi concebida para reproduzir o depósito que os consumidores poderão resgatar quando um sistema de devolução de depósitos - abrangendo Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte - for introduzido em 2025, e demonstrar viabilidade e a conveniência dos sistemas DDRS no Reino Unido.
Em comunicado, a Polytag destaca que ao permitir que os consumidores recebam um incentivo em dinheiro para reciclarem utilizando os seus smartphones e utilizar os sistemas de reciclagem existentes na via pública, em vez de devolverem as garrafas às máquinas de venda automática, o DDRS proporciona a máxima comodidade para o consumidor.