Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião

A rebelião das bases no PSOE espanhol

Depois de meses de uma campanha cheia de acusações, traições e discursos inimagináveis, os 187.949 militantes socialistas do PSOE lideraram a revolta contra a decisão do Comité Federal, que demitiu Pedro Sánchez de secretário-geral e permitiu a abstenção que levou novamente ao poder.

  • ...

Mas aquela demissão tornou Sánchez líder das bases. No domingo os militantes votaram e recolocaram-no no poder, com 50,21% dos votos, contra 39,94% para Susana Díaz . No El Mundo, Pedro G. Cuartango reflecte sobre o assunto: "O grande pecado original dos barões foi a conspiração de palácio para derrubar Pedro Sánchez, que tinha a legitimidade de ter sido eleito nas primárias. Aquela manobra suja converteu-o numa vítima e revelou que os seus adversários estavam dispostos a tudo para manter o controlo do partido. Não o conseguiram porque o vencedor soube capitalizar o descontentamento dos filiados, enquanto Susana Díaz optava por uma estratégia desastrosa: aparecer com todos os líderes socialistas que representavam o passado como González, Guerra, Zapatero e Rubalcaba." Mais: "Ainda bem que Susana Díaz perdeu porque teria sido uma má secretária-geral e uma pior candidata às eleições."

Joaquín Estefania, no El País, fala mais de discurso económico: "Qual foi a solução da social-democracia para a Grande Recessão, cuja origem está prestes a comemorar 10 anos? A dificuldade para dar uma resposta nítida a esta questão forma parte da crise da ideologia socialista em geral e do PSOE em particular. (...) Os tempos mudam e os partidos políticos tornam-se obsoletos, transformando-se, desaparecem e surgem outros novos". No Público, David Torres opina: "O mundo gira à razão de 24 horas por dia, mas o PSOE demora sete meses a rodar sobre si mesmo. Há que felicitar Felipe (González) pela fulgurante manobra com que desacreditou toda a linha dura do partido e a si mesmo perante os militantes."



Ver comentários
Saber mais Mariano Rajoy PSOE Comité Federal Pedro Sánchez
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio