A quádrupla ameaça de Itália à Europa

01.07.2018

Se a recuperação cíclica da Europa não se traduzir em crescimento sustentado a longo prazo, a ameaça quádrupla dos bancos, dívida, reacção anti-imigração e debilidade económica de Itália testarão a resiliência da moeda única - e da integração europeia em geral.

A guerra da Califórnia contra Trump

18.03.2018

À medida que a Califórnia prossegue os seus esforços para contrariar as políticas da administração Trump, podemos questionar-nos se a sua abordagem levará a um desafio constitucional.

A economia mundial em 2018

28.12.2017

Os dois riscos mais óbvios para se ter em atenção são a Europa, onde pode ocorrer uma reviravolta cíclica, e o Médio Oriente, rico em petróleo, onde as tensões podem aumentar mais uma vez.

Poderá Trump dar a volta à sua presidência?

31.08.2017

Para ter sucesso, Trump precisa de demonstrar respeito por pontos de vista opostos razoáveis e reduzir as suas posições mais extremas para aumentar o seu apoio popular.

Estará a doutrina de Trump a ganhar forma?

11.07.2017

Trump vê-se a si próprio como um excelente negociador. Mas resta saber se a sua estratégia de renegociação ou retirada de acordos individuais se tornará eficaz, aumentando ou prejudicando a estabilidade geopolítica.

As diferenças de Clinton e Trump em termos económicos

16.09.2016

Os dois candidatos concordam que os gastos em infra-estruturas são elevados. Infelizmente, e apesar de uma parte desses gastos serem responsabilidade do governo federal, nenhum dos candidatos explicou como é que o dinheiro não seria gasto de forma errada na politização ou no clientelismo.

Deve o Reino Unido abandonar a UE?

10.05.2016

O Reino Unido está profundamente ligado pelo comércio ao resto da UE, que representa a maior fatia do total das exportações e importações britânicas, com cada uma a corresponder a cerca de 30% do produto interno bruto (PIB) britânico.

O que é que a China deve fazer?

03.09.2015

Os esforços do governo chinês para conter a recente volatilidade do mercado de acções – as mais recentes medidas proíbem vendas a descoberto e vendas pelos principais accionistas – prejudicaram gravemente a sua credibilidade. Mas os fracassos da política da China não são uma surpresa. Os responsáveis políticos chineses não são os primeiros a gerir mal os mercados financeiros, a moeda e o comércio.

Ver Mais