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Opinião
25 de Novembro de 2016 às 10:51

A esquina do Rio

O ar que Medina respira vem-lhe soprado pela falta de oposição que tem na Câmara Municipal de Lisboa e pelo desrespeito que mostra para com os habitantes da cidade.

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Back to basics
Hegel tinha toda a razão quando disse que na História aprendemos que o Homem nunca aprende nada com a História.
George Bernard Shaw

Desrespeito
O ar que Medina respira vem-lhe soprado pela falta de oposição que tem na Câmara Municipal de Lisboa e pelo desrespeito que mostra para com os habitantes da cidade. Com o PSD desaparecido em parte incerta praticamente desde o início do mandato, se não fosse João Gonçalves Pereira, do PP, as tropelias de Salgado & Medina passariam quase incólumes entre os vereadores. Ambos vocacionaram a cidade para ser um albergue, em vez de ser vivida pelos seus. As medidas de fundo que tomam são da esfera da maquilhagem e da cirurgia plástica aplicada ao alcatrão. Sistematicamente ignoram o bem estar e os interesses de quem vive no centro da cidade e mostram-se mais preocupados em beneficiar os que vêm de fora, seja por um fim-de-semana ou todos os dias. Se a oposição, para se mostrar, está à espera que as flores dos canteiros plantados à pressa desabrochem na Primavera e iludam os incautos, a coisa não vai correr bem. A Lisboa de Medina é artificial, asséptica, sem vida nem calor, um lindo jardim para ser passeio de visitantes ocasionais e um inferno para quem cá vive. Quererá Medina que a cidade fique ainda mais desertificada e perca ainda mais habitantes? O destino de uma cidade como Lisboa não pode ser traçado por quem não se preocupa em a deixar viver e gosta mais de compor cenários do que em resolver problemas.

Dixit
Fair Play? Isso para mim não existe, é tudo treta.
Jorge Jesus, Treinador do Sporting

Semanada
 O número de turistas chineses a visitar Portugal tem aumentado, registando-se, no início deste ano, um acréscimo de 44% face ao mesmo período do ano passado  a média das compras efectuadas por cada turista chinês é de 600 euros  em Outubro, 36% das páginas dos sites auditados pela Marktest foram acedidas através de equipamentos móveis e 64% através de PC  a dívida dos quatro maiores grupos de media portugueses ascende a 470 milhões de euros  a receita das câmaras municipais com taxas e impostos em 2015 alcançou o valor mais alto da última década  Cascais é o município onde os impostos e taxas têm maior peso na receita  a zona do Chiado subiu no "ranking" das zonas mais caras do mundo e está agora na 34.ª posição de uma lista liderada pela 5.ª Avenida, de Nova Iorque  as famílias portuguesas viram o prazo de pagamento do subsídio parental aumentar, em média, para dois meses  a dívida pública portuguesa bateu um novo recorde: em Setembro, escalou para 133,1% do PIB, o valor mais alto de sempre l em termos de percentagem do PIB, a dívida portuguesa é a quinta mais alta do mundo  António Costa diz que o PS devolveu o País à normalidade no meio de um mundo de incertezas  Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que Portugal soube reencontrar a estabilidade e construir confiança e defendeu a necessidade de um projecto nacional de médio e longo prazo  depois de ver a capa do Expresso online, na madrugada de sábado, António Costa fez publicar um twitter a desmentir a manchete do jornal sobre o salário mínimo.

Ver
Pedro Chorão nasceu em 1945, estudou Biologia em Inglaterra e começou a interessar-se pela pintura já depois de fazer 20 anos. Nos anos 70, estudou na Escola Superior de Belas Artes e as suas primeiras exposições datam dessa altura. Pela primeira vez é possível descobrir o conjunto da sua obra, graças a duas exposições sob o título genérico "O que Diz A Pintura, obra entre 1971 e 2016". No Torreão Nascente da Cordoaria Nacional está um conjunto de obras a que deu o título de "Corpo a Corpo" e na Fundação Carmona e Costa está outro conjunto de obras sob a designação "A Torto e a Direito". As duas exposições são complementares e permitem apreciar facetas diferentes da actividade do artista. No vasto espaço da Cordoaria é possível apreciar, de forma clara, a evolução desde os tempos de estudante de Belas Artes até obras já deste ano e, do conjunto, permito-me destacar um grupo de trabalhos de 1987, ali titulado "Um ensaio fotográfico", todo ele focado no Alentejo, que Chorão diz ser a região que mais lhe interessa em Portugal "pela simplicidade plástica, tanto na forma como na cor" (na imagem). Na Fundação Carmona e Costa, o destaque vai para o trabalho de colagens, marcante numa fase da carreira de Pedro Chorão, e que evidencia como, no panorama nacional, ele estava à frente do seu tempo. A exposição da Cordoaria é imperdível e fica até 19 de Fevereiro e a da Fundação até 7 de Janeiro. Outras sugestões: na Galeria Fonseca Macedo, em Ponta Delgada, "Backstage Of An Island", de Miguel Palma. Teresa Gonçalves Lobo mostra no seu ateliê do Funchal e em Lisboa, na Galeria das Salgadeiras, "Entre Nós", uma exposição de desenho, instalação e fotografia, a partir da obra de Herberto Hélder. Para terminar, a Galeria Vera Cortês mudou de sítio e da 24 de Julho passou para Alvalade, Rua João Saraiva 16, 1º. A exposição inaugural do novo espaço é "Attempting Exhaustion", de Daniel Blaufuks, até 14 de Janeiro.

Gosto
Pedro Borges, da Midas Filmes, ganhou com o seu Cinema Ideal o prémio de melhor empreendedor da associação Europa Cinemas. Esta semana, tive o prazer de ir lá ver o magnífico "Ela", de Paul Verhoeven, com Isabelle Huppert.  

Não gosto
Dos ataques anti-semitas, verificados em Portugal, contra figuras públicas que visitaram Israel.

Folhear
O início da década de 80, em Lisboa, foi marcado por uma geração que se tornou adulta depois do 25 de Abril de 1974, que viveu os anos da brasa, que terminou os seus estudos e começou a trabalhar. Esta geração já não tinha tido a experiência da guerra, mas vivera no fim da adolescência o que se chamava de revolução. Fora moldada no desafio às regras e entrou de peito feito numa sociedade que já se abrira e estava a de-senvolver-se, com a Europa no horizonte, mas livre das suas baias que hoje nos condicionam. A confluência de uma geração com um tempo específico e uma oportunidade gerou uma explosão de criatividade na música, nas artes plásticas, no cinema, na imprensa, na rádio, em toda a comunicação, e, claro, também na economia. Para quem a viveu por dentro, a década de 80 foi a mais espectacular de Lisboa - tudo era possível e muita coisa se fez. Revisitar essa década é um exercício ainda difícil porque vai chocar com as memórias próprias de cada um, por enquanto muito vivas. Joana Stichini Vilela e Pedro Fernandes tinham já feito dois livros, dedicados às décadas de 60 e 70, e agora arriscaram a década de 80. O trabalho de pesquisa continua a ser minucioso, a recolha de depoimentos, factos e imagens permanece exemplar, mas nalgum ponto perdeu-se o distanciamento e sente-se por vezes o condicionamento das influências de quem quer moldar a História, mais do que nos livros anteriores. Com esta ressalva, "LX 80 - Lisboa entra numa nova era" é um testemunho de um tempo em que o Chiado ardeu, as Amoreiras nasceram e a cidade começou a ser intensamente vivida pelos seus habitantes - o que hoje é cada vez mais difícil. LX 80 - Edição D. Quixote/Leya.

Arco da Velha
O PS propôs que os membros de executivos municipais e os presidentes de juntas de freguesia façam parte da lista dos titulares de cargos políticos que não serão punidos caso o dinheiro público seja mal gasto e, para colocar a cereja em cima do bolo, António Costa prometeu mais meios e mais poderes aos autarcas.  

Ouvir
O meu disco da semana é "Legacy", uma colectânea de David Bowie que, em dois CD, por ordem cronológica, reúne quatro dezenas de canções que revisitam os melhores momentos da sua carreira discográfica - de "Space Oddity" a "Ashes To Ashes", passando por versões de temas que tiveram convidados tão especiais como os Queen ("Under Pressure"), Pat Metheny ("This Is Not America"), Mick Jagger ("Dancing In The Street") ou Pet Shop Boys ("Hallo Spaceboy"). Destaque igualmente para uma nova mistura de "Life ,On Mars?" ou, o muitas vezes mal ignorado, "Drive-In Saturday". Na senda de redescobrir velhos discos, trago a notícia de uma reedição de "The Last Waltz", um duplo CD que registou o concerto de despedida de The Band, a 25 de Novembro de 1976, em São Francisco, portanto, há 40 anos. Entre os convidados, estavam Dylan, Clapton, Neil Young, Van Morrison e Joni Mitchell, entre outros. É curioso estas duas edições - a de Bowie e a The Band serem agora lançadas ao mesmo tempo. Trazem-nos de volta outros tempos, mas servem também para mostrar como há sempre quem faça música que nunca envelhece e que fica uma referência. 

Provar
Já se sabe que a Mealhada é a zona por excelência do leitão à moda da Bairrada, mas muitas vezes pensa-se que é tudo igual e, na verdade, não é. Seguindo uma recomendação amiga, experimentei há pouco "O Rei dos Leitões", um restaurante amplo que existe desde 1947, mas que há poucos anos foi alvo de remodelações profundas, que o tornaram mais confortável. Se as obras foram de feição a mudar o que dantes existia, na cozinha manteve-se a boa tradição e uma excelente qualidade, que se estende muito para além do leitão e dá cartas em pratos tradicionais como a chanfana ou noutros mais inesperados na região, como excelentes pratos de peixe e de marisco - de bacalhau a mero dos Açores. Mas o leitão foi o que lá me levou e, pelo que provei, levará mais vezes. Perfeito, temperado como deve ser, assado no ponto, acompanhado de excelentes e frescas batatas fritas e salada bem apresentada. No couvert, a manteiga proposta é a Marinhas, uma produção artesanal e de superior qualidade, de Esposende. A rematar, um pastel de Tentúgal que foi boa companhia para o café. A lista de vinhos mostra uma garrafeira soberba, para todos os gostos e bolsas, com o Dão bem representado e os frisantes locais bem escolhidos - se quiser algo mais, a carta de champanhes e espumantes é também assinalável. Nota final para o conforto das mesas e cadeiras, para a excelente insonorização, que permite uma refeição tranquila mesmo com o restaurante cheio e para o serviço atencioso, eficaz e conhecedor. Fica no n.º 17 da Avenida da Restauração, na Mealhada, tem um amplo parque de estacionamento próprio e o telefone é o 231 202 093. Encerra às quartas-feiras.


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