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Opinião
07 de Março de 2014 às 09:45

A esquina do Rio

Um bom exemplo do que são as novas formas de fazer publicidade aconteceu na noite dos Óscares - o momento em que a apresentadora Ellen DeGeneres promoveu uma selfie (fotografia tirada a si própria), que correu mundo e foi um fenómeno

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Back to basics

Há quem diga que o tempo muda as coisas, mas a verdade é que somos nós que temos de provocar essas mudanças. Andy Warhol

 

 

Truque

Um bom exemplo do que são as novas formas de fazer publicidade aconteceu na noite dos Óscares - o momento em que a apresentadora Ellen DeGeneres promoveu uma selfie (fotografia tirada a si própria), que correu mundo e foi um fenómeno impressionante de partilha nas redes sociais. A história que apareceu no dia a seguir é curiosa: durante toda a emissão da entrega dos Óscares, Ellen DeGeneres brincou com um telemóvel Samsung Galaxy Note branco que tinha na mão - e foi esse aparelho que ela passou ao actor Bradley Cooper para ele fazer a selfie que correu mundo, ao lado de estrelas como Brad Pitt, Meryl Streep, Kevin Spacey e Jennifer Lawrence, para além da própria DeGeneres, à sua volta. O momento da selfie foi filmado e emitido na transmissão televisiva e lá está bem visível o logo da Samsung. Acontece que a Samsung investiu cerca de 20 milhões de dólares em spots que passaram nos intervalos da transmissão da entrega dos Óscares deste ano e a presença em palco do Galaxy fazia parte do pacote negociado.
Mas a marca não se ficou por aí e preparou a sua presença em ecrã, desde pessoas que o usavam na passadeira vermelha a fazer fotografias e a filmar, até ao momento da selfie. Segundo o "The Wall Street Journal", a selfie terá sido ideia de Ellen DeGeneres, mas a cadeia ABC, detentora dos directos da transmissão e comercialização da publicidade, sugeriu que ela o fizesse com um Samsung Galaxy Note, e responsáveis da Samsung estiveram nos ensaios e ensinar Ellen DeGeneres a familiarizar-se com o aparelho para que, na altura certa, o pudesse utilizar de forma bem visível. Na realidade, a selfie não foi uma coisa espontânea, foi um "product placement" bem pensado e trabalhado que deu enorme retorno à marca coreana. A foto foi "retweetada" quase três milhões de vezes na segunda-feira à tarde e a Samsung chegou a ser mencionada 900 vezes por minuto nas redes sociais durante esse espaço de tempo. É impossível quantificar o valor que isto significa, mas excede em muito aquilo que foi pago pelos spots exibidos nos intervalos da emissão.

 

 

Dixit

Como na salada dos pais do imortal Basílio, o acordo foi mexido por uns cegos e temperado por uns loucos.Vasco Graça Moura, a propósito do acordo ortográfico.

 

 

Semanada

• Existem 36 câmaras municipais em risco de falir pela segunda vez, mesmo depois dos mil milhões de euros do programa de apoio à economia local, desenhado pelo Governo para ajudar os municípios a pagar dívidas aos fornecedores  por causa do mau tempo, alguns municípios adiaram os corsos de Carnaval para depois da quaresma, para domingo que vem  "as coisas estão feitas, só não as ouve quem não quer", disse Fernando Tordo, sobre a falta de audiência para as suas obras gravadas, na mesma entrevista em que afirmou que receber o emblema de 75 anos de sócio do Benfica é um dos seus projectos de vida  a PSP admitiu que o consumo de álcool por agentes durante a anterior manifestação de polícias foi a principal causa dos problemas ocorridos frente à Assembleia da República  no início desta semana, o ministro da Administração Interna terá perguntado ao director nacional da PSP se a polícia tinha agora condições para evitar incidentes semelhantes aos da última manifestação; em Portugal, em 2061, seremos apenas sete milhões de pessoas se a evolução demográfica continuar ao ritmo actual  as vendas de automóveis aumentaram 44,3% em Fevereiro; este Governo criou 208 grupos de trabalho em dois anos e meio e, desses, há 58 que não divulgaram relatórios.

 

 

Arco da velha

As empresas cotadas na bolsa com ligações a ex-governantes e dirigentes partidários têm quase o triplo do volume de negócios das restantes; e 47% dos políticos que integram órgãos sociais das empresas cotadas passaram por um Governo.

 

 

Ouvir

A Deutsche Grammophon resolveu juntar numa só edição, em duplo CD, as gravações feitas, em diversos momentos, por Lang Lang, um dos mais aclamados pianistas contemporâneos, das obras de Sergei Rachmaninoff, um expoente do romantismo russo. Este duplo CD reúne edições originais de 2005 da própria Deutsche Grammophon e de 2001, da Telarc. No primeiro disco, da DG, estão o Concerto para piano n.º 2, a célebre Rapsódia Paganini (gravada ao vivo em 2004 com a orquestra do Mariinsky Theatre, dirigida por Valery Gergiev) e, a terminar, o "Trio Élégiaque", em que Lang Lang é acompanhado por Vadim Repin no violino e por Mischa Maisky no violoncelo. O Concerto para piano n.º 3 e a Sonata para piano n.º 2, estes últimos que integravam a gravação da Telarc, foram gravados ao vivo, respectivamente, no Royal Albert Hall e no Seiji Ozawa Hall. Todas estas gravações, aqui reunidas pela primeira vez na mesma edição, são uma prova do virtuosismo e da capacidade de interpretação de Lang Lang.

 

 

Gosto
A previsão meteorológica aponta para temperaturas de 20º no fim-de-semana.

 

Não gosto

Uma em cada três mulheres da União Europeia é vítima de violência.

 

 

Folhear

A edição de Março da revista "Monocle" é dedicada à Itália, e um dos artigos mais engraçados mostra-nos cinco pessoas que estão a provocar mudanças importantes - desde um banqueiro que criou um fundo de auxílio a pequenos negócios, até à mulher que saiu do Banco de Itália para dirigir a RAI e provocar uma revolução no operador de serviço público de televisão, passando por novos talentos na área do design, e até na política, que estão a alterar os padrões existentes. Mas este artigo é apenas o cartão de visita e o aperitivo de uma edição que percorre algumas cidades italianas, mostra os artesãos de Nápoles, indica dez áreas de excelência nas quais a Itália contínua a ser líder, passando por exemplos a seguir na indústria, nos media e na cultura - e, na área dos media, o destaque vai para esse fenómeno que é a "Gazzetta dello Sport", o jornal italiano mais lido - que, na opinião de Andrea Monti, o seu director, é não apenas um jornal, mas uma organização noticiosa multiplataforma. Claro que não faltam referências a algumas das grandes marcas italianas, assim como se recomendam percursos de viagens, restaurantes e lojas diversas. Se planeia ir em breve a Itália, vale bem a pena ler esta edição antes, para fugir ao óbvio e procurar o que pode ser mais interessante.

 

 

Ver

No espaço BES Arte & Finança, no Marquês do Pombal, até 15 de Abril, vale a pena visitar a exposição "Amar as Diferenças", de Michelangelo Pistoletto e Marco Martins. Com curadoria do Centro de Criação de Teatro e Artes de Rua, a exposição fruto de uma parceria entre o cineasta Marco Martins e o artista Michelangelo Pistoletto.
Esta é a primeira apresentação deste projecto multidisciplinar, na realidade uma instalação entre o cinema e as artes plásticas. São apresentadas obras de Michelangelo Pistoletto, exibidas em diversos museus internacionais e, em simultâneo, é projectado ininterruptamente o filme criado por Marco Martins que já esteve em exibição no Museu do Louvre, DOC Lisboa, Festival Internacional de Cinema de Roma e a Arte Fiera, de Bolonha.
Poder ver em Lisboa obras de Pistoletto, ainda por cima num contexto de cruzamento com o trabalho de um cineasta português, é um momento raro, que infelizmente tem passado algo despercebido.
A exposição, que conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, estará patente ao público de segunda a sexta, das 9h às 19h, até ao dia 15 de Abril.

 

 

Provar

Vão proliferando as cervejas artesanais, sobretudo oriundas do Norte de Portugal. Depois da estimada cerveja Sovina, já aqui comentada há uns meses, surgiu mais recentemente, no Minho, a "letra" (www.cervejaletra.pt) . O nome vem do facto de as diversas variedades serem identificadas por uma letra: a A é uma Weiss, de maltes de trigo e cevada, a B é uma Pilsner, de Cevada; a C é a Stout, de maltes de cevada, trigo e chocolate torrado, e a D é uma Red Ale, à base de Cevada e Cristal. Provei a A e a B, ambas aromáticas, de sabor cheio e envolvente. Prefiro a Pilsner, mais leve, mas igualmente saborosa e intensa. Os métodos de fabrico são artesanais, os ingredientes são 100% naturais.

 

 

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