Notícia
ChatGPT tem ações favoritas (e aconselha a ler o Negócios)
O “chatbot” da OpenAI lê o Negócios, segue a filosofia de Buffett em Portugal e investiria nos pesos pesados da bolsa de Lisboa, mas também na Sonae, na Nos e na REN.
Falar com a versão mais recente do ChatGPT – a ferramenta de inteligência artificial (IA) criada pela OpenAI – sobre como investir nos mercados financeiros assemelha-se a um diálogo com Warren Buffett, o célebre investidor norte-americano, conhecido como o “Oráculo de Omaha”, que fundou a Berkshire Hathaway.
A resposta à questão “como devo investir?” deixa evidenciar características próprias da filosofia de Buffett: investimento a longo prazo, diversificação, fundamentos sólidos, reinvestimento de dividendos, disciplina e paciência e educação contínua – são estes os seis mandamentos de uma das ferramentas mais populares de IA, a que se soma minimização de custos de “trading”.
“Esses aspetos da filosofia de investimento de Warren Buffett são compatíveis com os meus princípios de investimento, tornando-o um modelo ideal com o qual me identifico profundamente”, diz o ChatGPT, numa “conversa” com o Negócios.
Não contentes com a resposta, perguntámos qual a frase que melhor descreve a sua forma de investir nos mercados financeiros. Também aqui houve uma visita aos fundamentos básico do investimento: “diversificação com paciência, fundamentada em pesquisa”. Uma abordagem que, segundo o próprio, “visa maximizar o potencial de crescimento, minimizando riscos e garantindo uma estratégia de investimento sólida e sustentável”.
Quisemos ir mais longe. Então em que é que se concretiza? Percebemos que o ChatGPT também tem preferidos na bolsa de Lisboa. Por ordem, são estas as empresas cotadas que “poderiam ser interessantes para um portefólio diversificado”: EDP, Galp, Jerónimo Martins, Sonae, BCP, Nos e REN.
O “chatbot” de IA indica que, para ganhar mais conhecimentos sobre como investir em Portugal, o site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) é um recurso útil de aprendizagem. Ainda na componente informativa, o acompanhamento de notícias é um ponto importante e (aqui somos suspeitos) “o Jornal de Negócios e o Expresso são boas fontes de informação”. Temos de admitir que gostámos da resposta.
O Banco Best, o Banco Invest e o ActivoBank são corretores “populares” e “confiáveis”, segundo o ChatGPT. Já no caso de plataformas de “trading” as suas favoritas são a eToro ou a Xtb, tendo em conta fatores como o uso intuitivo, os recursos educacionais e o “suporte de uma variedade de ativos com baixos custos de transação”. A ferramenta de IA aponta ainda à consideração de planos poupança-reforma (PPR) “que oferecem benefícios fiscais para investimentos de longo prazo”.