Outros sites Medialivre
Notícia

Vencedores Prémio Saúde Sustentável

28 de Outubro de 2022 às 18:30
Mariline Alves
  • Partilhar artigo
  • ...
.   Categoria - Cuidados centrados no cidadão  


Vencedor
Associação Nacional das Farmácias (ANF)
Projeto
Serviço de Testes Rápidos de Antigénio covid-19 (TRAg) nas Farmácias Comunitárias

Este projeto abrangeu mais de 1.600 farmácias, e entre junho de 2021 e junho de 2022 foram realizados pelas farmácias mais de 11,5 milhões de testes rápidos. As farmácias disponibilizaram uma plataforma digital para agendamento de testes, a integração digital de resultados com o sistema de saúde e o apoio de uma linha telefónica gratuita - 1400. A intervenção das farmácias fez com que cada português poupasse em média 2 quilómetros por teste realizado e, em 19 municípios com menor acesso à realização de testes, a disponibilização de testes e serviços pelas farmácias evitou deslocações superiores a 20 quilómetros. "Se a vacinação salvou vidas, a testagem massiva nas farmácias permitiu o controlo das cadeias de transmissão e ajudou-nos a viver um novo normal", concluiu Diogo Gouveia, vice-presidente da Apifarma.

Menção Honrosa
Serviços Partilhados do Ministério da Saúde
Projeto
Sistema de Atendimento e Resposta Ágil nos Cuidados de Saúde Primários (SARA)

Finalista
Centro Hospitalar Universitário de São João
Projeto
Dose de Radiação do Utente CHUSJ


.   Categoria - Integração e continuidade de cuidados  

Vencedor
ACeS Douro I Marão e Douro Norte e Unidade de Cuidados na Comunidade Vila Real
Projeto
Capacitar para atuar: projeto de integração de cuidados no acompanhamento de crianças e jovens com diabetes em meio escolar

É um projeto de acompanhamento de crianças e jovens com diabetes em meio escolar que surgiu "pela necessidade de capacitarmos toda a comunidade educativa no sentido de garantir que as crianças com diabetes possam estar seguras, que a escola seja um espaço inclusivo e proporcionadora de bem-estar", referiu Vanessa Monteiro, enfermeira responsável da Unidade de Cuidados na Comunidade. Como passam grande parte do seu dia na escola é importante que haja uma gestão adequada da vigilância da glicemia, do autocontrolo, da gestão da alimentação, da atividade física, da administração da insulina e das crises que possam ocorrer.

Menção Honrosa
Centro Hospitalar Tondela Viseu
Projeto
Equipa Comunitária de Saúde Mental Dão

Finalista
Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira - SESARAM, EPERAM.
Projeto
Unidade do Doente Frágil


.   Categoria - Inovação em Saúde  

Vencedor
Irmãs Hospitaleiras - Casa de Saúde da Idanha (Sintra)
Projeto
Realidade Aumentada e Gamificação no Envelhecimento Ativo e Prevenção da Demência

Este projeto consistiu na criação de jogos para uma plataforma de realidade aumentada permitindo a implementação de sessões terapêuticas inovadoras de promoção do envelhecimento ativo e prevenção da demência. "É uma ferramenta terapêutica que nos permite trabalhar a função cognitiva e a função motora em simultâneo", afirmou Carla Pombo, coordenadora da área de demências nas Irmãs Cuidadoras. Este projeto resulta da aliança entre a clínica e a academia, entre a Casa de Saúde da Idanha e o Instituto de Sistemas e Robótica do IST. É um projeto que visa a promoção do envelhecimento ativo, a prevenção dos quadros demenciais bem como a promoção da qualidade vida dos seniores, explicou Cátia Gameiro, neuropsicóloga nas Irmãs Hospitaleiras.

Menção Honrosa
Hospital de Cascais
Projeto
"FOCUS - Projeto inovador de rastreio VIH"

Finalista
Centro Hospitalar Universitário do Algarve
Projeto
Green Endoscopy to reduce CO2e generated by endoscopic waste - GECO2e study


.   Categoria - Promoção da Saúde e Prevenção da Doença  

Vencedor
Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUPorto)
Projeto
WalkingPAD

Consiste numa prescrição de exercício físico monitorizado com doença arterial periférica para ser realizado na zona de residência, com o objetivo de aumentar a distância caminhada, diminuir a dor e aumentar a qualidade de vida, diz Susana Pedras, psicóloga e investigadora do Centro Hospitalar Universitário do Porto. Esta prescrição pode ser feita nas unidades de reabilitação cardíaca, que são poucas e caras. Na sequência desta dificuldade de prescrever exercício surgiu a ideia, juntamente com o INESTEC e a UTAD, de criar uma aplicação que tem como objetivo monitorizar o doente quando ele faz o exercício físico na área de residência, de acordo com um mapa que é predefinido pelo doente, e que se consegue, de forma remota, monitorizar e saber se o doente caminha.

Menção Honrosa
Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM)
Projeto
EM’Rede

Finalista
Delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia
Projeto
Coimbra unida pelo Coração


.   Categoria - Transformação Digital  

Vencedor
Wellpartners
Projeto
Dioscope

É uma plataforma que permite a cada hospital ou centro de saúde criar a o seu próprio apoio à decisão clínica. "Cada equipa médica pode criar o seu próprio doctor Google, que tem também uma faceta dinâmica que vai falando com os médicos que estão na linha da frente, no serviço de urgência, no centro de saúde e vai guiando estes médicos com base nas características do doente até ao diagnóstico e tratamento certos", afirma Tomás Pessoa e Costa, fundador da Dioscope. Nos primeiros dois meses tiveram uma resposta muito boa com mais de duas mil chamadas ao chatbot e foram surpreendidos pela resposta das outras unidades do SNS. "Contamos implantar a Dioscope em 81 unidades de saúde ao longo de 2023", disse Tomás Pessoa e Costa.

Menção Honrosa
Hospital Dr. Francisco Zagalo - Ovar
Projeto
Monitorização das Infeções Hospitalares em tempo real

Finalista
Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil
Projeto
Gentil - Voice to text

Mais notícias