Outros sites Medialivre
Notícia

Pedro Canas Mendes: “A saúde vai muito para além de cada indivíduo”

“A definição de saúde engloba diversos aspetos físicos, mentais e sociais, assim como a capacidade de lidar com os desafios da vida diária”, salientou Pedro Canas Mendes.

Filipe S. Fernandes 14 de Novembro de 2023 às 19:00
Pedro Catarino
  • Partilhar artigo
  • ...
"Os desafios e as oportunidades da saúde serão vencidos se fizermos aquilo que se chama uma caminhada conjunta. Esta atitude vale, igualmente, para as sinergias com o Ministério da Saúde, pois só se o fizermos será benéfico para todos os interessados", declarou Pedro Canas Mendes, membro da Ordem dos Médicos, e que falou em representação de Carlos Cortes, bastonário da Ordem dos Médicos.

É necessário e urgente uma nova política para enfrentar as carências ao nível desta medicina materno-fetal cujos magníficos indicadores anteriormente alcançados, creio que todos concordarão, se encontram seriamente ameaçados. Pedro Canas Mendes
Membro da Ordem dos Médicos
Na sua opinião, entre os maiores desafios colocados ao sistema de saúde em geral, e em particular ao SNS, encontram-se a saúde materno-fetal e a saúde dos idosos, que devido ao envelhecimento da população consome cada vez mais cuidados de saúde. Sublinhou que, "agora e para o futuro, é necessário e urgente uma nova política para enfrentar as carências ao nível desta medicina materno-fetal cujos magníficos indicadores anteriormente alcançados, creio que todos concordarão, se encontram seriamente ameaçados".


.   Categoria - Promoção da Saúde e Prevenção da Doença  

Vencedor: Cuidados Domiciliários Pediátricos da Fundação do Gil
Existe há 17 anos, e há cinco anos com a valência dos cuidados paliativos pediátricos, e todos os dias levam o hospital a casa de crianças com doenças crónicas profundas, através de uma equipa multidisciplinar, partilhada entre hospital e a Fundação do Gil. Têm parceria com seis Hospitais Centrais da Grande Lisboa e Porto. Em 2022, apoiaram 862 crianças, num total de 2.185 visitas realizadas. 

Menção honrosa: Espaço Saúde 360 Algarve da Plataforma Saúde em Diálogo
A iniciativa teve como objetivo combater a iliteracia em saúde na comunidade idosa algarvia de sete concelhos, através da nutrição, atividade física, ioga, estimulação cognitiva, atendimentos psicossociais, saúde mental, autocuidado, entre várias ações. Chegaram a mais de 800 idosos através de uma rede de 51 parcerias locais. Pretendeu-se capacitar o cidadão para navegar no sistema e gerir melhor a sua saúde e a sua doença e contribuir para a coesão social e territorial.
Mais notícias