Outros sites Medialivre
Notícia

Premiar políticas sustentáveis na saúde

Pelo terceiro ano consecutivo o Negócios premeia boas práticas em saúde. O objectivo passa por distinguir e incentivar políticas sustentáveis em centros de saúde, hospitais e unidades de cuidados continuados. Este ano há seis finalistas.

05 de Junho de 2014 às 09:43
  • Partilhar artigo
  • ...

Na edição do ano passado do "Prémio Saúde Sustentável" foram premiadas cinco instituições e distinguida Odette Santos Ferreira, investigadora na área da SIDA.

 

 

Em época de restrição orçamental ganham ainda mais relevância as políticas sustentáveis. Isto é verdade para qualquer área, mas ainda mais para a saúde, onde a despesa tende a subir por força da inovação e da prevalência das doenças crónicas. Com o objectivo de promover e incentivar as boas práticas de gestão em saúde, o Negócios e a farmacêutica Sanofi atribuem, pelo terceiro ano consecutivo, galardões a prestadores de cuidados de saúde que se distinguem pela qualidade e sustentabilidade.


Após a avaliação das candidaturas, por parte de um júri composto por 16 membros e presidido pelo antigo presidente da República Jorge Sampaio, foram seleccionadas seis finalistas, das 14 que chegaram à segunda fase. USF Grão Vasco e USF de Valongo, na categoria de cuidados primários, o IPO do Porto e o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, nos cuidados hospitalares, e SCM Arcos de Valdevez e SCM da Marinha Grande, nos cuidados continuados.


Os vencedores do "Prémio Saúde Sustentável" são revelados esta quarta-feira, 5 de Junho, a partir das 17h30, no Hotel Ritz, em Lisboa. Nesta cerimónia será também conhecida e distinguida a "Personalidade Saúde Sustentável". Este prémio visa distinguir uma personalidade da área da Saúde que tenha contribuído para a sustentabilidade da saúde em Portugal.


A escolha dos vencedores teve por base os resultados em cinco indicadores: qualidade clínica e resultados em saúde; experiência do utente; sustentabilidade económico-financeira; responsabilidade ambiental e inovação e tecnologias em saúde.


A edição deste ano conta com a parceria da Accenture, responsável pelo desenvolvimento da metodologia de avaliação das candidaturas.


Oito instituições premiadas em dois anos
Em 2011 os vencedores foram o Hospital Arcebispo João Crisóstomo, nos cuidados continuados; a USF de Valongo, nos cuidados primários; e o Hospital de Santo André, nos hospitalares. Já o Prémio Personalidade Saúde Sustentável foi entregue ao Professor Doutor José Pereira Miguel. Na edição do ano passado venceu a Unidade de Convalescença Bella Vida Viana (continuados), a USF Serra da Lousã (primários) e o Centro Hospitalar de São João e ULS de Matosinhos (cuidados hospitalares). Na edição de 2012 criou-se ainda a categoria "outras instituições", onde se premiou a empresa CGC Genetics. A personalidade laureada foi Odette Santos Ferreira, investigadora na área da SIDA.


O júri da 3.ª edição do Prémio Saúde Sustentável é presidido por Jorge Sampaio e é composto por personalidades com relevo na área da Saúde como Abel Mateus, Adalberto Campos Fernandes, Alberto Inez, Alexandre Lourenço, Couto dos Santos, António Parreira, Diogo Lucena, Eurico Castro Alves, Francisco Batel Marques, Heitor Costa, Helena Garrido, José Mendes Ribeiro, Maria de Belém Roseira, Pedro Pita Barros e Teresa Caeiro. 

 

 

Mais notícias