- Partilhar artigo
- ...
"Aldeias Humanitar - Humanizar e Estar" pela Aldeias Humanitar - Associação de Solidariedade Social
"O projeto nasceu da constatação de que era necessário fazer algo pelas aldeias de Portugal, nomeadamente do interior na medida em que a desertificação humana desestruturou a organização dessas aldeias e as pessoas ficaram em desamparo humano", disse Domingos Nascimento, presidente da Aldeias Humanitar. A ideia teve início em 2012, mas em 2017 tornou-se efetiva em Sernancelhe e Penedono, seguindo-se Tabuaço e os restantes municípios do Douro Sul. A intervenção Humanitar fez em 2021 a diferença, no âmbito comunitário, a 1424 pessoas. No nível SOS, com intervenção conjunta com a GNR, acompanha de forma regular 160 pessoas isoladas e em situação de vulnerabilidade.
Inovação e Transformação Digital
"Gestão de doença crónica em pandemia: teleconsulta em pessoas com dor crónica", pela USF Lethes, Unidade Local de Saúde do Alto Minho
"Este projeto é uma inovação na consulta de dor que já fazemos há cerca de sete anos. Perante a pandemia chegámos à conclusão de que tínhamos dificuldade em ver os doentes presencialmente e desenvolvemos um projeto de teleconsulta às pessoas com dor crónica", explicou Raul Marques Pereira, coordenador da consulta de dor. Criou um protocolo que permite avaliar estes doentes à distância e estratificá-los em termos de risco: baixo, médio e alto. O protocolo tem vários itens, desde os índices da dor à avaliação psicológica do doente (estado de depressão, ansiedade, acompanhamento social), e a partir daí faz-se um score. Este protocolo foi validado e publicado numa revista internacional. Em 2020, mais de 60% das consultas de dor foram realizadas através de teleconsulta.
Sustentabilidade Económica e Financeira
"Economia Circular no Bloco Operatório - projeto-piloto de captura de gases anestésicos", pela Unidade Local de Saúde de Matosinhos
Em 2017, no Hospital Pedro Hispano, com dois hospitais nacionais a integrar este projeto-piloto internacional, em parceria com as farmacêuticas Baxter e ZeoSys Medical, iniciou-se a análise da pegada ecológica dos cuidados de saúde e dos gases anestésicos. Em novembro de 2020 foi instalado um sistema de captura de gases anestésicos em quatro salas do bloco operatório. Este sistema inclui sensores de segurança e coletores que têm na sua composição uma substância adsorvente que captura os gases anestésicos usados. Tiago Fernandes, anestesiologia e medicina hiperbárica do Hospital Pedro Hispano, explica que os sistemas de saúde são responsáveis por 4,5 a 10% da pegada ecológica. Dentro dos cuidados de saúde, cerca de 5% das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) derivam unicamente do uso de fármacos anestésicos inalatórios.
Integração de Cuidados
Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal - 95 anos de experiência nos cuidados à diabetes
Criada em 1926 pelo médico diabetologista Ernesto Roma, com o objetivo inicial de fornecer insulina às pessoas pobres com diabetes, hoje, a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) tem uma clínica de diabetes que acompanha cerca de 50 mil pessoas com diabetes por ano, prestando-lhes cuidados de diabetologia, e das várias especialidades. Segundo João Filipe Raposo, diretor clínico da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, esta tem um modelo único. É uma associação de doentes que luta pelos direitos e deveres das pessoas com diabetes e literacia do doente, é o padrão dos cuidados médicos e de saúde às pessoas com diabetes, é um centro de ensino de profissionais de saúde e educação das pessoas com diabetes, aos familiares, dos cuidadores informais e tem uma área de investigação e de intervenção na comunidade no campo da prevenção e da promoção da saúde e quer mudar o panorama do crescimento.
Promoção da saúde e prevenção da doença
"Campanha de Sensibilização para o Cancro Colorretal (CCR)" pela Go Far Insurance
"O cancro colorretal é um dos mais comuns e com maior mortalidade a nível mundial, e o segundo em prevalência em ambos os sexos. Durante o ano passado, em Portugal, foram diagnosticados mais de 10 mil casos, cerca de 28 casos por dia, e registadas mais de 4 mil mortes", sublinha Nuno Pereira dos Reis, gestor de projetos sénior da Go Far. Explica que com um diagnóstico precoce e a deteção numa fase inicial, a taxa de sobrevivência do cancro intestinal é de 90%, descendo para 10% quando detetado num estádio avançado. Esta campanha realizou-se entre 15 de março e 14 de abril de 2021, foi implementada em 292 farmácias, na sua maioria aderentes à rede de prestadores da Médis, e destinou-se a todas as pessoas com idades compreendidas entre os 50-74 anos, assintomáticos e sem outros fatores de risco. Participaram cerca de 4.200 indivíduos, com uma idade média de 61 anos. Das amostras analisadas 96% deram resultado negativo.
Projetos finalistas
Foram 15 os projetos selecionados para a fase final dos Prémios Saúde Sustentável, tendo dez sido galardoados com o prémio absoluto ou com uma menção honrosa. Os restantes cinco finalistas são:
| Cuidados de Saúde Centrados no Cidadão
"Health Medical Response and Information Exchange (HMR-IE)" do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar.
| Sustentabilidade Económica e Financeira
"Batas Reutilizáveis Inovadoras" da WellGiven.
| Integração de Cuidados
"Huddle Meetings – a multidisciplinaridade na diminuição do tempo de internamento do Serviço de Medicina Interna" do Hospital Garcia de Orta.
| Promoção da Saúde e Prevenção da Doença
"Spot Saúde Powered by CUF" pela CUF + SpotGames.
| Inovação e transformação digital
"Portal de Agendamento Online para vacinação contra a covid-19" dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.