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Foto em cima: A equipa da Addvolt com o Addvolt Powerpack.
Chama-se Addvolt Powerpack e promete descarbonizar o transporte de mercadorias refrigeradas. A solução, desenvolvida pela Addvolt, combina um pack de baterias de iões de lítio com tecnologia de gestão de potência, podendo ser carregada em armazéns e durante o movimento do camião, aproveitando assim a energia das travagens e desacelerações. Mais: permite a integração com painéis solares nos armazéns dos clientes, maximizando o uso de energia renovável.
Uma iniciativa que permitiu a esta startup vencer o Prémio Nacional de Inovação no segmento de Negócio, na categoria de Energia, Utilities e Infraestruturas; no segmento de Tecnologia, na categoria de Tecnologia Sustentável; e no segmento Dimensão, na categoria categoria Inovação em Startups.
"A Addvolt nasce do compromisso em eliminar o uso de diesel na refrigeração de produtos termo-sensíveis, tais como frutas, legumes, medicamentos e vacinas, durante o seu transporte", explicou ao Negócios Catarina Silva, head of marketing and communication da Addvolt. A missão desta startup é desenvolver um "transporte de mercadorias mais inteligente e sustentável, contribuindo para a redução do uso de combustíveis fósseis e, consequentemente, para a emissão de gases poluentes e ruído".
A Addvolt Powerpack, que a responsável garante ser pioneiro a nível mundial, pode ser instalada em qualquer camião, novo ou usado, para alimentar com energia elétrica qualquer sistema auxiliar a bordo - por exemplo, máquinas de refrigeração, bombas, empilhadores, guindastes, entre outros. "Estamos a usar energia das travagens para refrigerar a mercadoria. E se o nosso cliente tiver painéis solares instalados nos seus armazéns ainda podemos maximizar os carregamentos da bateria com essa energia renovável, para usar posteriormente na refrigeração da mercadoria. Com o uso de energia renovável, podemos assumir que estaremos a arrefecer a mercadoria sem aquecer o planeta".
Toda a operação está monitorizada em tempo real, detalha Catarina Silva, que adiante terem conseguido, juntamente com os parceiros e clientes, fazer um acompanhamento "que garante os resultados e as poupanças em média de 600 litros/mês por veículo, 20 toneladas de emissões CO2 ano/veículo e ainda a redução de 50% das necessidades de manutenção do sistema de frio". A responsável acrescentou ainda que a operação fica mais silenciosa, "o que permite maior conforto para o motorista e reduz o impacto sonoro das entregas noturnas nos centros das cidades - especialmente nas ULEZ e LEZ".
Presença em mais de 20 mercados
Neste momento, segundo esta responsável, a Addvolt está a liderar a eletrificação deste segmento de transporte com parceiros em mais de 20 mercados, espalhados pela Europa, Austrália e América. "Desenvolvemos tecnologia inteligente, simples e não invasiva em estreita colaboração com os nossos parceiros e clientes, com o objetivo de reduzir os custos de transporte de mercadorias através da utilização de energia elétrica e sustentável".
Head of Marketing and Communication da Addvolt
"Ganhar o Prémio Nacional de Inovação foi um marco significativo para a Addvolt. Ajudou a obter uma valiosa notoriedade e reconhecimento da marca, não só em Portugal, mas também internacionalmente", referiu Catarina Silva, acrescentando que o prémio destacou o compromisso com da Addvolt com a inovação e "a nossa dedicação em causar um impacto positivo no campo da eletrificação dos transportes de mercadorias".
Acima de tudo, explica, é um reconhecimento para toda a equipa da Addvolt e todos os parceiros que têm trabalhado diariamente nesta aceleração para a descarbonização e transição energética do setor dos transportes pesados. "E este prémio é uma excelente oportunidade para comunicar e partilhar com afirmação tanto a inovação como os resultados práticos e reais que temos obtido e podem ser catalisadores para outras empresas e equipas".
O prémio acabou, assim, por validar a estratégia de inovação da empresa ao reconhecer a eficácia e a relevância das nossas abordagens no setor. "Este reconhecimento sublinha o impacto positivo da Addvolt Powerpack e reforça a nossa posição de liderança na eletrificação do transporte refrigerado, nacional e internacional".
A responsável de marketing, que assume que inovação e pessoas são a força vital da Addvolt, destaca a importância da colaboração contínua com parceiros, clientes, universidades e outros?stakeholders, considerando essencial para desenvolver tecnologias pioneiras. "Em segundo lugar, reforçámos a nossa dedicação em manter a liderança na eletrificação do transporte refrigerado, adaptando-nos rapidamente às mudanças do mercado e às novas exigências do setor. Por fim, este processo destacou a importância de ouvir e envolver os utilizadores finais para garantir que as nossas soluções respondem diretamente às suas necessidades e desafios".
Os (eternos) desafios da inovação
Os principais desafios enfrentados na implementação e manutenção dos projetos, diz Catarina Silva, incluem a rápida evolução tecnológica e a concorrência no mercado de soluções de eletrificação. "Somos pioneiros em oferecer uma solução que pode eletrificar qualquer tipo de veículo refrigerado com energia elétrica e limpa, reduzindo até 20 toneladas de CO2 por ano por veículo. No entanto, temos observado um aumento no número de alternativas disponíveis no mercado, como sistemas de baterias, painéis solares e tecnologias emergentes, muitas vezes oriundas dos próprios fabricantes de equipamentos auxiliares que eletrificamos".
Para superar esses desafios, a equipa "tem focado na proximidade ao mercado e no desenho de soluções robustas, adaptadas às necessidades dos utilizadores finais". Este foco, explica a responsável, permitiu à Addvolt adaptar-se rapidamente às tendências emergentes, como a utilização de camiões elétricos, híbridos e a hidrogénio, bem como enfrentar novos desafios apresentados pelo transporte ferroviário. "Revolucionámos o panorama do transporte sustentável ao capacitar as empresas a adotarem uma logística mais limpa e inteligente. Com a nossa tecnologia a bordo, cada veículo é monitorizado pela plataforma My Addvolt, que proporciona monitorização de dados em tempo real para melhorar a gestão da frota, garantir um consumo energético ótimo e fornecer relatórios ESG".
Para Catarina Silva, a dedicação à inovação e à colaboração contínua com parceiros, clientes, universidades e outros stakeholders é fundamental para o desenvolvimento de tecnologias pioneiras e para manter a liderança na eletrificação do transporte refrigerado.
Da ideia à solução
A Addvolt nasce do compromisso de Bruno Azevedo, Miguel Sousa, Ricardo Soares e Rodrigo Pires - quatro jovens estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) - em eliminar o uso de diesel na refrigeração de produtos termo sensíveis, tais como, frutas, legumes, medicamentos e vacinas, durante o seu transporte. Na altura, perceberam que era uma oportunidade presente em mais de um milhão de veículos, que circulam diariamente na Europa, e decidiram dedicar esforço e tempo à investigação e desenvolvimento de uma solução patenteada, que foi pioneira a nível mundial.
Susana Ornelas, designer gráfica da Addvolt, com um dos troféus recebidos na cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Inovação.
Hoje, com a implementação da desta tecnologia em qualquer veículo comercial frigorífico (carrinha, camião, semirreboque ou contentor) estão a ser eliminados, segundo dados apresentado pela empresa, a emissão de CO2 equivalente a quatro veículos de passageiros. Para já, são mais de 900 as unidades em circulação que "estão garantidamente a contribuir para a eletrificação descarbonização do transporte de uma forma mais eficiente e com uso de menos recursos, comparativamente aos que são usados na produção de um veículo elétrico".