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Uma superapp que está a convencer o imobiliário

O Marketplace Photobooking é uma plataforma dedicada ao imobiliário, que procura alterar a forma como os profissionais da área apresentam imóveis. Com uma abordagem centrada em serviços multimédia, tem conquistado a atenção de agências imobiliárias, consultores e promotores.

06 de Setembro de 2024 às 12:56
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A premissa era resolver um desafio aparentemente simples, mas crucial: elevar a qualidade das imagens com que os imóveis são promovidos no mercado. Apesar dos avanços tecnológicos, muitos portais imobiliários ainda exibem fotografias de fraca qualidade, comprometendo a apresentação e o potencial de venda das propriedades. Esta lacuna no mercado tornou-se o ponto de partida para uma evolução na forma como os imóveis são visualmente apresentados aos potenciais compradores. Nasceu assim o Marketplace Photobooking, vencedor do Prémio Nacional de Inovação, na categoria de Turismo e Imobiliário, uma plataforma criada para simplificar e otimizar o processo de criação de conteúdos multimédia para agências imobiliárias, eliminando a complexidade e inconsistência associadas à fotografia imobiliária tradicional. Através do Photobooking, as agências podem facilmente agendar sessões fotográficas, vídeos e visitas virtuais, sem a necessidade de procurar fotógrafos profissionais ou gerir a logística envolvida. Além disso, a solução expande a sua oferta para incluir uma variedade de produtos e serviços especializados, como CRM, home staging, certificação energética, formação, arquitetura, intermediação de crédito e marketing.

David Rufino, co-fundador e CEO da Photobooking, explicou ao Negócios que a profissionalização do mercado imobiliário não era acompanhada por uma solução que permitisse de uma forma eficaz que uma pequena agência imobiliária ou mesmo a uma grande rede de franchising com dimensão nacional, produzir conteúdo multimédia, desde fotografia, vídeo ou visitas virtuais, com o nível de qualidade que normalmente apenas estava apenas associado ao segmento de luxo. "O Photobooking é mais do que uma webapp para fazer marcações, uma vez que tem uma equipa interna de produção que controla de ponta a ponta todo o processo: desde que uma marcação é feita através do nosso software com pagamentos e faturação, à entrega dos produtos finais realizados pelos nossos próprios fotógrafos e editores".

Além dos serviços de multimédia, a plataforma oferece uma gama abrangente de produtos e serviços complementares, como certificação energética, formação, marketing, arquitetura e intermediação de crédito. A empresa acredita que esta abordagem integrada permite que os profissionais do setor imobiliário acedam a todas as soluções necessárias para otimizar as suas operações num único lugar, aumentando a eficiência e a eficácia das suas atividades.

Mudança de cultura

Antes de ser escrita a primeira linha de código desta solução, foram realizadas, segundo David Rufino, mais de 45 mil sessões fotográficas, todas marcadas manualmente. "Quando chegou a altura de desenvolver a plataforma, sabíamos ao detalhe quais as funcionalidades necessárias", sublinhou o CEO. "O maior desafio foi mudar a cultura de algumas organizações, que passaram de um método amador, baseado em freelancers, para um sistema altamente organizado, onde toda a informação está centralizada numa única aplicação."

O co-fundador reforçou que a grande maioria das agências não consegue suportar o custo de ter uma equipa própria de multimédia, ou mesmo fazer o controlo de qualidade das publicações e anúncios que são feitos diariamente, delegando nos seus consultores a responsabilidade de encontrar um fornecedor para o fazer. "Sendo um mercado dominado por freelancers, as garantias de qualidade e prazos de entrega são baixas. Através do Photobooking, e sem qualquer investimento, as agências passam a ter o seu próprio departamento de produção multimédia, com um perfil próprio, onde podem não só conferir os prazos de entrega e a qualidade dos pedidos realizados, como também, de forma autónoma, adicionar os seus consultores."

Vencer o Prémio Nacional de Inovação foi um marco importante para a solução, servindo como validação de todo o trabalho técnico que tem sido desenvolvido.

O Photobooking está a criar a base para se tornar a superapp do mercado imobiliário.

Haverá sempre alguém que prefira fazer marcações por email em vez de usar uma plataforma.
David Rufino
Co-fundador e CEO da Photobooking

Quando foi criado, o Photobooking tinha o seu foco no mercado de luxo, uma vez que as marcas que operam neste segmento são, por norma, mais exigentes. "Estas marcas conseguiram, através do Photobooking, uniformizar a qualidade das suas publicações, independentemente da localização dos seus imóveis, uma vez que todo o processo está agora centralizado."

No entanto, esclarece David Rufino, a mesma eficiência está agora disponível para todo o mercado imobiliário. "O impacto é grande, traz uma valorização significativa a toda a indústria e à forma como a divulgação das oportunidades de investimento é feita. É a própria imagem do mercado, a nível nacional e internacional, que é impactada."

Embora admita que "haverá sempre alguém que prefira fazer marcações por email em vez de usar uma plataforma", o CEO afirma que o feedback tem sido bastante positivo, "e permite-nos continuar a desenvolver funcionalidades extremamente úteis para os utilizadores. A possibilidade de verificar se é possível o uso de drone numa determinada morada, ou mesmo a Photobooking Wallet (carregamento e transferência de saldos entre utilizadores e bónus cashback), foram soluções pensadas a partir do feedback que os clientes nos dão constantemente."

Vencer o Prémio Nacional de Inovação foi um marco importante para a solução, servindo como "validação de todo o trabalho técnico que tem sido desenvolvido, ainda mais pelo facto de nenhum dos elementos da organização ou do júri ser nosso cliente. Acima de tudo, permite-nos mostrar aos clientes e parceiros o reconhecimento externo pelo trabalho que fazemos diariamente."

O futuro do mercado é digital

Até ao final do ano, e através dos serviços de multimédia, a base de utilizadores deverá, segundo David Rufino, "aproximar-se dos 20 mil". No entanto, existem vários serviços adicionais "que nos são pedidos regularmente, ou simplesmente recebemos contactos nesse sentido de todo o país: certificados energéticos, projetos de arquitetura, marketing, modelação 3D/Renders, mudanças, formação em vendas, etc."

O CEO admite que não tem capacidade para integrar todos estes serviços internamente, "mas podemos, através da plataforma, facilitar o contacto entre os nossos utilizadores (agências e consultores) e parceiros especializados em cada uma dessas áreas".

A expansão esteve dependente "da existência de um número considerável de utilizadores na plataforma, para que seja interessante para os parceiros estarem presentes", esclareceu o co-fundador. A implementação será feita em duas fases: a primeira com um número reduzido de parceiros de diversas áreas, para que possam testar as funcionalidades do backoffice, o sistema de mensagens interno, etc., e, mais tarde, será aberta a um leque cada vez mais vasto de áreas de atuação.

David Rufino acredita que o futuro do mercado imobiliário será cada vez mais digital, especialmente porque os vendedores conseguirão comunicar com uma maior audiência através de vários meios, enquanto os compradores estarão cada vez mais bem informados sobre as oportunidades que lhes são apresentadas. "Entretanto, os mediadores terão de se destacar da concorrência e ser cada vez mais eficientes, com soluções prontas para todo o tipo de desafios que possam surgir. O Photobooking está a criar a base para se tornar a superapp do mercado imobiliário, e queremos ter todos os recursos disponíveis para apoiar os bastidores de um dos principais mercados da nossa economia."

Utilização de inteligência artificial

A eficiência é alcançada apenas através de tecnologia que permite aumentar a produção mantendo uma equipa reduzida. A empresa não utiliza termos como inteligência artificial ou machine learning nas suas apresentações comerciais, mas recorre a algoritmos que, por exemplo, fazem a gestão das agendas da equipa de fotografia e da orçamentação dos trabalhos. Mesmo na pós-produção, são empregues ferramentas de IA que ajudam a encurtar prazos de entrega, a aumentar a produção por editor e até a realizar o voz-off em produções de vídeo.

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