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Void Software aposta nos Estados Unidos

A empresa de desenvolvimento de software tem 80% do seu negócio fora de Portugal, com especial incidência na América do Norte, onde detém uma participação numa start-up.

31 de Julho de 2019 às 15:00
Marco Cova, Hugo Reis e João Mota detêm 90% da Void Software Ricardo Almeida
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Nasceu em 2004 numa "lógica de garagem", embora tenha sido, na verdade, na sala da mãe de Marco Cova. O empreendedor, então responsável pela área de informática da CUF Têxteis, em Ansião, decidiu unir-se a dois amigos, Hugo Reis e Telmo Dias, para lançar a marca Void e, juntos, desenvolverem os seus projetos de software.

O sonho ficou entretanto parado até que, em 2007, foi reabilitado de uma forma mais estruturada e profissional, com instalações próprias para o efeito. Entretanto Telmo Dias afastou-se da empresa e a dupla Marco e Hugo agarraram, com unhas e dentes, o projeto em que acreditavam. "Conquistámos um cliente importante para o qual desenvolvíamos software, como, por exemplo, um site que vendia ativos digitais ", relembra Marco Cova, atual CEO da Void. Quando esse cliente vendeu o site, o comprador pediu mais trabalho e o negócio começou a acelerar. A empresa conquista mais clientes europeus e começa a fazer as primeiras contratações e a entrar em áreas novas. Em pouco tempo, conseguem mais um cliente, em França, para o qual ficaram a trabalhar em exclusivo num software específico, o YesAccount, destinado à área da contabilidade e que apenas existia no mercado francês. A equipa necessitou crescer e chegou, então, aos 15 elementos.

A partir de 2017 o negócio reorganizou-se e renasceu como Void Software, dando lugar à entrada de mais um acionista de referência, João Mota, administrador e responsável pela área de desenvolvimento do negócio.

Mudar o foco para ganhar dimensão

"Deixamos de estar dependentes de um só cliente e de um só produto. Mudámos o foco para o desenvolvimento à medida do cliente", explica o CEO. Atualmente a equipa está nos 30 elementos, e já tem presença direta nos Estados Unidos, através de uma start-up americana, a Digital Bedrock (preservação de ativos digitais) fundada por Linda Tadic, e na qual tem uma participação de 5%. "O nosso maior mercado é o norte-americano, onde temos quase 80% do negócio. Mas continuamos atentos às oportunidades na Europa", refere Marco Cova.

No centro de Leiria, as instalações foram desenhadas a pensar na equipa jovem: a mesa de snooker, no centro, convida ao lazer e apela à criatividade. "Os recursos humanos são o nosso maior ativo e é uma preocupação atrair e reter este talento", explica Marco Cova. Para atingir este objetivo, optou por distribuir algum capital pelos colaboradores, ficando os três acionistas principais com 90%, e o restante distribuído por três colaboradores e outros pequenos acionistas. Criar a Academia Void, para formar recursos humanos nas áreas em que são especialistas, como o Java EE, é um projeto futuro, ainda em estudo.

Tome nota

Projetos desenvolvidos "in house"

Como a empresa não está vocacionada para uma área em particular, desenvolve soluções em várias atividades, em função das suas competências.

Prémio no legal tech
A empresa participou no primeiro Hackathon Legal Tech (desafio tecnológico) realizado em Portugal. Segundo João Mota, administrador, há espaço nesta área para desenvolver novas soluções. Ganharam um prémio com uma aplicação que está em desenvolvimento e que permite traduzir o "legalês" em tempo real, com uma câmara que faz OCR (Reconhecimento Ótico de Caracteres) e identifica termos legais complexos e traduz para o utilizador comum.

Motor que pesquisa sanções
A Void começou a desenvolver um novo produto na área da segurança informática. "Este surgiu de uma ideia do professor da London School of Economics, Tom Kirchmaier, e que desenvolvemos em conjunto", explica João Mota. Trata-se de um motor de pesquisa, o PoINT.exposed, que indexa a lista de sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, da Comissão Europeia, a lista de sanções de sete nações, e ainda os Panamá Papers. Num único sítio consegue-se pesquisar um nome e aceder aos seus dados públicos.

Conhecer pegada digital
A Void representa um produto designado de HyperSight, uma ferramenta avançada de OSINT (Open Source Intelligence). Com este produto, cada pessoa pode pesquisar a sua pegada digital, e de tudo o que coloca online, seja em redes sociais, em fóruns ou na "dark web", desde que seja público.

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