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Há mais negócio e exportações em Portugal

As maiores empresas estão a ficar maiores. Foram revisitados 12 concelhos já antes analisados na iniciativa Negócios é Portugal. As maiores empresas dessas localizações cresceram em 2014 face ao ano anterior.

16 de Fevereiro de 2016 às 00:01
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O volume de negócios total das dez maiores empresas em 12 concelhos analisados na iniciativa Negócios é Portugal aumentou, em 2014, face ao ano anterior, 4,5%. Já no caso das maiores exportadores, o seu negócio cresceu em Portugal 2,9%. A conclusão é retirada pela análise à evolução das principais empresas nesses 12 concelhos, tendo por base dados compilados pela Informa DB e facultados ao Negócios.

O INE ainda não revelou a evolução do volume de negócios das sociedades não financeiras de 2014, mas em 2013 esse valor tinha aumentado 0,77% em todo o país e 0,6% nos mesmos 12 concelhos.

O conjunto das maiores empresas destas localizações gera um volume de negócios superior a oito mil milhões de euros, mas viu o seu quadro de trabalhadores diminuir em 3,2%. Estas empresas maiores também se viraram para fora. As suas exportações aumentaram 14%. Bem menos (4,5%) subiram as vendas além fronteiras das principais exportadoras. Mas estas também já vendiam mais lá para fora. Segundo o INE, as exportações de bens nacionais subiram, em 2014, 1,9%, mas se considerarmos apenas esses 12 concelhos o INE registou um aumento de 7,73% no total das exportações de bens em 2014 face ao ano anterior.

Na análise a estas localizações revela-se que, em alguns casos, o concelho está muito dependente das maiores exportadoras, por vezes até, de apenas uma ou duas. Miguel Frasquilho, presidente da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), diz ao Negócios olhar com alguma preocupação para essa concentração, seguindo a regra geral segundo a qual a diversificação reduz o risco. A AICEP garante que neste domínio tem apoiado os concelhos que lhe solicitam ajuda, proporcionando a troca de informação com os delegados que têm espalhados pelo mundo.

AICEP em "roadshow"
O dinamismo dos sectores agro-alimentar, aeronáutica e dos têxteis e calçado foram os que mais impressionaram o presidente da AICEP, Miguel Frasquilho, no périplo que a Agência fez ao longo de 2015 por 12 cidades do país no âmbito do "Roadshow Portugal Global". Leiria e Aveiro foram as cidades que mais o surpreenderam embora destaque que todas, cada uma no seu modelo, tenham revelado um elevado dinamismo na iniciativa exportadora.  "Pelas empresas presentes, pelas questões colocadas nos seminários" que decorriam durante a manhã Miguel Frasquilho guardou na sua memória as cidades de Aveiro e Leiria. Quando é desafiado a revisitar os sectores que se destacaram além do agro-alimentar, vestuário, calçado e aeronáutica lembra as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que estiveram no centro das atenções na iniciativa de Lisboa. Depois de ter percorrido 12 cidades em 2015 o "Roadshow Portugal Global" prepara-se para a ronda de 2016 que se vai estrear no início de Março em Setúbal.






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