Outros sites Medialivre
Notícia

Ex-libris de Almada

A chegada progressiva de uma população mais jovem a Almada e o seu crescimento enquanto polo tecnológico prometem trazer mudanças a este importante concelho da margem sul.

29 de Agosto de 2019 às 11:30
Bruno Colaço
  • Partilhar artigo
  • ...

Cultura
O teatro como bandeira

É impossível falar em cultura em Almada sem falar simultaneamente de teatro. O concelho é conhecido pelo seu dinamismo cultural, sendo a Companhia de Teatro de Almada (Teatro Municipal Joaquim Benite) disso exemplo. O Festival de Teatro de Almada é, neste âmbito, um evento histórico do concelho. Este festival internacional traz artistas da Europa, mas também de África ou América Latina. Este ano, por exemplo, fez furor a presença da atriz Isabelle Huppert na peça "Mary Said What She Said", encenada por Robert Wilson. Na oferta museológica, o Centro de Interpretação de Almada Velha permite uma viagem pelas memórias da cidade. A Companhia de Dança de Almada, existente desde 1990, tem também uma agenda sempre preenchida.

Gastronomia
os produtos do mar

A proximidade do mar dita em grande medida o que se pode comer em Almada, não existindo propriamente pratos típicos que se possa atribuir à região. Entre peixe e marisco, há muito por onde escolher nos restaurantes daquela área. Petiscos, caldeiradas ou grelhados. Pratos frescos não faltam por ali. Em áreas como a Caparica, a presença de uma comunidade brasileira já relevante naquela zona permite também ter acesso a restaurantes que trazem um pouco do Brasil e da sua comida a Portugal. A sua localização faz ainda com que se possa desfrutar dessa gastronomia com vista para o Tejo e a deslumbrante cidade de Lisboa. Nos doces, e se tivermos em conta as praias da Costa de Caparica, a bola de Berlim, não sendo típica de Almada em particular, não pode deixar de ser referida como o bolo que porventura mais se come no concelho, quer pelos locais, quer pelos muito habitantes de Lisboa que se deslocam para ir à praia.

Mais notícias