Outros sites Medialivre
Notícia

Magnífica Nvidia, “inside trading” e moralizando a história

Artigo de Luís Oliveira, Departamento de Finanças da ISCTE-IUL Business School

Negócios 13 de Novembro de 2024 às 12:45
  • Partilhar artigo
  • ...

Luís Oliveira, Departamento de Finanças da ISCTE-IUL Business School

Para quem prefere não diversificar, ou antes, não almoçar o único almoço grátis oferecido pelos mercados, segue a crónica de hoje sobre uma das mais extraordinárias valorizações de sempre nos mercados de ações dos EUA.

Dada a sua grande influência nos índices bolsistas, a Nvidia já foi apelidada "a ação mais importante do planeta Terra". Com efeito, o preço das ações da Nvidia subiu mais de 160% este ano, fortemente impulsionado por um "boom" nos gastos com inteligência artificial (IA). O seu valor de mercado atinge cerca de 3,1 biliões de dólares (1 000 000 000 000 000 000 = 1 bilião, OMG), e apenas é superado pela Apple. Representa cerca de 6% do S&P 500 e foi a responsável por mais de um terço dos ganhos do Nasdaq 100 até final de setembro de 2024.

Durante os últimos meses, o mercado de ações oscilou perto dos máximos históricos, com os investidores a duvidarem se os resultados das empresas têm mais espaço para crescer, com a Nvidia à cabeça e a euforia pela IA que muito tem alavancado as expectativas do mercado para a alta. Nas vésperas do anúncio dos resultados no segundo trimestre da gigante fabricante de chips, os investidores ansiavam por confirmar se a superestrela da IA iria corresponder às elevadas estimativas publicadas. A receita do terceiro trimestre de 2024 esperava-se rondar os 32,5 mil milhões de dólares, o que comparava com um consenso de mercado no intervalo entre 31,9 e 37,9 mil milhões. As notícias não pareciam ser más, mas os problemas de produção do aguardado chip Blackwell terão impactado negativamente o preço das ações da empresa.

Coloquemos a seguinte questão aos nossos jogadores, meus alunos: se integrasse a equipa de relações com os investidores da Nvidia e tivesse acesso aos surpreendentes resultados positivos da empresa um dia antes da sua divulgação, o que poderia fazer com essa informação?
1: Comprar ações da Nvidia e opções de compra "out-of-the-money" e vencimento dentro de um mês, cujos preços subirão com o anúncio dos resultados
2: Comprar ações de outras empresas correlacionadas com a Nvidia que também participam no "boom" da IA e que, provavelmente, também subirão quando a Nvidia anunciar os tais resultados surpreendentes (estratégia "shadow trading").
3: Comprar ETF baseados no índice Nasdaq 100, mais centrado na tecnologia, e que provavelmente também subirá quando a Nvidia anunciar os bons resultados. Basicamente, outra forma de "shadow trading".
4: Nenhuma das anteriores.

Enquanto funcionário da Nvidia com acesso antecipado aos resultados, diríamos que qualquer destes procedimentos (i) não constitui uma ideia eticamente admissível dado que, quem obtenha informações privadas não públicas - ou publicadas - sobre qualquer empresa no decurso da sua atividade profissional, tem o dever de não negociar com essas informações para seu proveito, quer a estratégia seja de negociar diretamente ações da Nvidia ou negociar ações doutras empresas correlacionadas ou mesmo os tais fundos ETF; e (ii) constituiria um crime de abuso de informação privilegiada ("inside trading"), isto é ilegal e poderia/deveria ser punido com pena de prisão.

Como se sabe, no anúncio dos resultados no final de agosto, a Nvidia, embora estes tenham excedido a estimativa média dos analistas, o reconhecimento de problemas na produção do novo chip Blackwell, foi o suficiente para fazer com que os preços das ações da Nvidia caíssem nas negociações pós-anúncio, durante os dias imediatos.

O moral da história: não creio que desenvolver alguma das estratégias, enquanto funcionário da Nvidia com acesso antecipado aos lucros, fosse uma boa ideia já que, embora a Nvidia tenha superado as estimativas de lucros, se tivesse comprado as ações, teria perdido dinheiro; ao invés aqui vai a minha dica: coloque antes 100 mil dólares no Nasdaq 100 por um dia e ganhe 2% com a subida alavancada das ações Nvidia (2 mil dólares). Não é um ganho astronómico (especialmente se compararmos com a capitalização da Nvidia), mas a rendibilidade efetiva anual supera os 1.240%. Aparentemente, encheria o olho de qualquer investidor.

Mais notícias