- Partilhar artigo
- ...
António Fernandes começou a semana classificado no 5.º lugar do Jogo da Bolsa. Com um investimento inicial virtual de 100.000 euros, tem visto as suas preferências darem frutos, acumulando 398.293,96 euros na sua carteira. O engenheiro civil não é um estreante nestas andanças. "Já invisto em carteiras reais há cerca de 20 anos, sobretudo em ‘commodities’ e índices. Mas com uma carteira virtual é mais fácil termos retornos maiores, porque arriscamos mais, já que o objetivo é vencer o concurso", diz.
E a estratégia, neste jogo virtual, é diferente. "Aqui, o importante é diversificar pouco, porque é um jogo que de curta duração. O ideal é selecionar no máximo dois ou três ativos, porque se tivermos uma carteira muito diversificada certamente não vamos conseguir acertar em todos, não tendo um retorno tão rápido - que é o que nos interessa. Portanto, para quem participa no jogo, é diversificar pouco e investir em ativos que tenham alguma volatilidade diária para poder conseguir catapultar os ganhos", recomenda.
E em que tem estado António Fernandes a investir neste concurso? "Tenho investido em matérias-primas, como cacau, e em algumas criptomoedas, como a bitcoin. E também um investimento pontual em índices, como o Standard & Poor’s 500", explica. No fundo, são ativos que não diferem muito das suas preferências na vida real, já que direciona as suas aplicações para índices e matérias-primas. Para compor as carteiras reais, usa "análise técnica e um ou dois indicadores", observando também as resistências e suportes. "Mas são instrumentos alavancados, como CFD [contratos por diferença]", explica.
"No Jogo da Bolsa, o objetivo é obter um retorno máximo num curto espaço de tempo e, como a carteira é virtual, posso arriscar mais", sublinha António Fernandes, que já participou em edições anteriores deste concurso. E o desempenho que teve variou: num ano ficou bem posicionado, nos outros mais ou menos. "Depende muito do tempo que dedicamos a isto. É importante ter tempo", afirma.
António Fernandes frisa ainda que gosta de participar no Jogo da Bolsa pelos ensinamentos que pode retirar. "Acho que é interessante também para aprender um pouco mais. Ver como funcionam os outros concorrentes, porque estamos todos no mesmo barco - é interessante observar também na perspetiva desta dinâmica competitiva", remata.
Jogo da bolsa
4 a 29 de novembro
O Jogo da Bolsa já está no terreno e termina a 29 de novembro. As diversas classificações serão divulgadas nos dias úteis no site jogodabolsa.jornaldenegocios.pt e na versão impressa do Jornal de Negócios. Até ao final da iniciativa estas classificações serão sempre provisórias e poderão ser alvo de correções.
Todos os dias é retirada uma classificação provisória da Classificação Global, da Classificação Universitária e da Classificação Universo ISCTE Business School, que é divulgada no dia seguinte também no jornal impresso. Às terças-feiras é divulgado o vencedor semanal. O Jogo da Bolsa 2024 é um passatempo organizado pelo Negócios em parceria com a GoBulling e com o ISCTE Business School, e ainda o apoio do Caldeirão de Bolsa.